Achei no Wikipedia a seguinte defi nição para “Internet Memes”:
“O termo internet meme , um tipo de meme , refere-se a uma série de pessoas, vídeos, imagens, canções, fatos etc. que se popularizaram primordialmente na Internet , tornando-se verdadeiras celebridades instantâneas . Tal fato se torna cada vez mais comum graças à solidificação da chamada Web 2.0 . Uma vez notórios na Internet, passam então a figurar nos demais meios de comunicação, como programas televisivos e revistas semanais e, em alguns casos, pessoas chegam até mesmo a alcançar fama e reconhecimento em outras mídias, como imprensa escrita e televisão .
A expressão “ Internet memes ” é utilizada para descrever um co nceito de marketing viral que se espalha através da Internet . [1] O termo é uma referência ao conceito de memes , embora este conceito se refira a uma categoria mais ampla de informações culturais.”
O vídeo abaixo mostra alguns papas do assunto nos EUA discutindo o assunto, vale a pena:
Saiba um pouco sobre o que faz os internet memes fazer em sucesso e como usá-lo em seu marketing digital. Muito importante para quem quer entender que tipo de idéias virais f azem sucesso e o que está por trás disso.
Para saber mais veja o vídeo com a entrevista de Jonah Peretti, fundador de Buzzfeed.c om e co-fundador do HufPo que é um gênio no assunto de internet memes com insights incríveis para seu marketing viral:
Há uma matéria seminalsobre marketing viral no New York Times de 2006 sobre o Huffington Post e Peretti chamada “Construindo uma marca com um blog” (Building a Brand with a Blog) que vale a pena ser lida sobre internet memes. Clique aqui para ler sobre marketing viral.
Peretti também escreveu uma matéria importante para a Harvard Business Review “Viral Marketing for Real World” (Marketing Viral para o mundo real) que pode ser baixado gratuitamente clicando no link.