Porto Alegre – Em 2010, a construção civil registrou a maior taxa de expansão dos últimos 15 anos. O crescimento foi de 8,7%, segundo o Índice de Atividade da Construção Civil Gaúcha (IAC-RS), divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RS). Como a perspectiva para o setor nos próximos anos é de crescimento, o Sebrae no Rio Grande do Sul atuará em nos próximos dois anos de forma inédita na região do Vale do Sinos, Caí e Paranhana. A instituição, em parceria com o Sindicato das Industrias da Construção Civil, de Olarias, Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Serrarias e Marcenarias de Novo Hamburgo (Sinduscon-NH), capacitará pequenos negócios fornecedores de seis empresas de Novo Hamburgo.
O setor da construção civil é um dos mais informais da indústria no estado, com muitas empresas apresentando carências principalmente de gestão e inovação. “Tendo em vista o crescimento da economia do país, do mercado imobiliário e os investimentos em grandes obras públicas e privadas devido à Copa de 2014, há uma demanda muito grande por parte das construtoras que precisa ser bem aproveitada pelas pequenas empresas”, avalia o gerente regional do Vale do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Copetti. Para isso, segundo o gerente, os empresários precisam se qualificar, conhecer normas técnicas, controlar gastos, ter custos bem definidos para formar um preço adequado, trabalhar com normas de segurança, entre outros quesitos de qualidade exigidas pelas grandes empresas.
As construtoras Mosmann Incorporações Ltda, Opera Engenharia Ltda, Regabi Administração e Incorporações Ltda, Stabilis Engenharia e Construções Ltda, Riegel & CIA Ltda e Ethica Engenharia Ltda indicaram seus principais fornecedores para se capacitarem através do projeto Desenvolver as Indústrias dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana. “Inicialmente atuaremos com as micro e pequenas empresas já fornecedoras dessas construtoras parceiras, mas para aquelas que quiserem participar criaremos um banco de fornecedores capacitados para as demais construtoras da região”, explica a gestora do projeto, Daniela Pinheiro. “Vamos melhorar a qualidade, a produtividade, o prazo de entrega e a sustentabilidade das MPE fornecedoras”, destaca.
O presidente do Sindicato das Industrias da Construção Civil, de Olarias, Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Serrarias e Marcenarias de Novo Hamburgo (Sinduscon-NH), Eduardo Frapiccini, acredita que o projeto possibilitará que as empresas saiam da informalidade e profissionalizem seus métodos e sistemas de gestão, passando a conhecer e respeitar as normas do setor. “O Sinduscon-NH sente-se orgulhoso por ser o primeiro a realizar este projeto, que é um antigo sonho e só foi possível porque o Sebrae ouviu nosso apelo “, afirma Frapiccini. “A construção civil está sendo reconhecida como um importante setor para a economia do país e, portanto, deve demonstrar a força e competência de sua cadeia produtiva, buscando alternativas que visem melhorar sempre as suas competências”, completa.
Mobilização
Daniela Pinheiro relata que durante o mês de outubro e início de novembro foi realizada maratona de sensibilização do público-alvo do projeto. Foram realizados dois encontros em Novo Hamburgo e outro em Xangrilá, cidade do litoral gaúcho. “As reuniões são realizadas no próprio canteiro de obras”, explica a gestora. Até esta semana, 53 MPEs haviam assinado o termo de adesão do projeto.
O projeto Desenvolver as Indústrias dos Vales dos Sinos, Caí e Paranhana é multisetorial Através dele, também serão atendidas empresas dos setores de confecção e móveis. “Os terceirizados não estão preparados para enfrentar este desafio. É por isso que o Sebrae propôs esta parceria com o Sinduscon-NH. Acreditamos muito nesta iniciativa”, conclui o gerente regional do Sebrae/RS, Marco Copetti.
Serviço
Site www.sebrae-rs.com.br
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS – (51) 3216-5165/5182
Central de Relacionamento Sebrae/RS – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias