X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Minas realiza Seminário de Economia Criativa e Design


Belo Horizonte – O Sebrae em Minas Gerais promove o Seminário Internacional de Economia Criativa e Design, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de outubro. Representantes de diversas instituições e associações – como o Museu de Design de Londres e a Aliança Europeia de Indústrias Criativas -, além dos maiores nomes do design de nove países compartilharão experiências em cultura, empreendedorismo e economia.

Segundo a analista do Sebrae no estado, Regina Faria, será um encontro inspirador para todos que acreditam no potencial da economia criativa como eixo de desenvolvimento e transformação. Ela destaca que o design pode ser empregado como um diferencial para produtos e serviços que já existem. “O foco da economia criativa é justamente agregar valor aos negócios, despertando a empatia do usuário e gerando diferenciais de identidade. Atualmente, isso tem mais valor no mundo do que o próprio produto ou serviço”, completa a analista.

O seminário colocará em discussão exemplos bem-sucedidos da utilização da economia criativa em modelos de negócios de diferentes continentes. As conversas terão mediadores locais para auxiliar empreendedores, designers, gestores públicos e privados a adaptar esses casos internacionais para a realidade mineira.

A palestra de abertura, Design como poesia universal, será apresentada pelo renomado designer industrial indiano, Satyendra Pakhalé. Segundo a curadora do seminário, Ana Carla Fonseca, os participantes irão aprender sobre como transformar a paixão dos empreendedores criativos em negócios lucrativos.

Já a mesa Formando o Olhar do Design irá mostrar diferentes formas de apropriação do design. “Esse olhar criativo é capaz de promover transformações na sociedade, na rotina do chão de fábrica, no cotidiano de um gari e não apenas desenvolver produtos”, comenta Ana Carla, que também é economista e urbanista. Representantes da Escola de Design e Artes de Barcelona (Espanha) e do Centro Metropolitano de Design da Argentina irão compor a mesa como exemplos de cidades inspiradoras.

Segundo a curadora, no Brasil existem muitas empresas que lidam com design e economia criativa, mas que têm dificuldade de mostrar seu trabalho no exterior. Para sanar o problema, a mesa Conquistando o Mercado Internacional irá apresentar dois casos, um da Dinamarca, que tem seus modelos reconhecidos em todo o mundo, e de uma empresa da África do Sul, que atua com uma série de iniciativas como oficinas de formação, festivais de música, projetos de design, performances e publicações para transformar comunidades. “Queremos mostrar como uma empresa de um país que tem dificuldades similares às do Brasil, por também estar em desenvolvimento, conseguiu alavancar o design”, diz Ana Carla Fonseca.

Cooperativa

Outro exemplo que se aproxima da realidade brasileira será apresentado no painel Redesenhando Modelos de Negócios, que abordará a experiência de uma cooperativa de artesãs de Montevidéu (Uruguai), criada na década de 60. Segundo Ana Carla, antes da formação da cooperativa, as artesãs não conseguiam transformar seus conhecimentos em fonte de renda. Com a aplicação de um modelo de economia criativa, foi possível reverter esse quadro e transformar produtos de qualidade em uma proposta de valor reconhecida pelos consumidores.

No mesmo painel será apresentada a ideia empreendedora de um executivo alemão radicado no Brasil. Ele criou um site de vendas no qual jovens designers brasileiros expõem suas coleções. Segundo Ana Carla, o portal não é apenas um canal de distribuição e associação. Por meio das tecnologias digitais, a página facilita o acesso da sociedade ao design e também estimula os profissionais da área a observarem tendências e se atualizarem.

A última mesa do seminário, Um Novo Design para um Novo Mundo, traz exemplos de um museu da Bélgica e de uma área industrial recuperada no Reino Unido. São casos emblemáticos de espaços públicos que apoiam o design e são fonte de inspiração para o mundo.

As inscrições para o seminário são gratuitas e tambem haverá transmissão simultânea via web, no site www.sebraemg.com.br.

Serviço:
Seminário Internacional de Economia Criativa e Design
22 de outubro, das 19h às 22h e 23 de outubro, das 9h às 19h
Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – Praça da Liberdade, 21, Funcionários. Belo Horizonte/MG.
Informações: (31) 3023-7303 e [email protected]
Inscrições gratuitas com vagas limitadas.

Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG
(31) 3379-9275 / 9276
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot