Belo Horizonte – Apesar da incerteza da economia mundial, micro e pequenas empresas mineiras terminaram 2012 com saldo positivo e estão otimistas em relação a 2013. É o que mostra a pesquisa Avaliação de 2012 e Perspectivas 2013 das MPE Mineiras, feita pelo Sebrae em Minas Gerais. O estudo foi realizado com 1.228 proprietários de pequenos negócios dos setores de comércio, serviços e indústria em todo o estado.
De acordo com a pesquisa, em relação às expectativas para 2013, mais de 70% dos entrevistados esperam aumentar o faturamento (79%), o lucro (77%), as vendas (86%) e o número de clientes (84%). A maioria dos empresários também acredita no aumento dos custos, o que pode ser resultado da expansão dos negócios e não necessariamente da perda da produtividade. Para 44% das empresas, o aumento da inflação e da carga tributária poderão ser os maiores vilões deste ano.
Entre os investimentos previstos para 2013, a introdução de novas estratégias de marketing (64%), o treinamento de pessoal (63%) e a aquisição de máquinas e equipamentos (60%) foram os mais citados pelos empresários. Os entrevistados também preveem as seguintes ações para melhoria dos negócios: redução de custos (62%) solidificação da marca (58%) e a revisão das finanças da empresa (54%).
O otimismo para este ano pode ser sido um dos reflexos do balanço positivo registrado pelas micro e pequenas empresas em 2012. A maior parte dos estabelecimentos entrevistados obteve lucro, aumentou o número de clientes e manteve os postos de trabalho. Os custos também aumentaram, mas podem ter sido influenciados pela ampliação da produção. Esse fato ocorreu em pelo menos 26% dos estabelecimentos pesquisados, que apresentaram aumento dos gastos e das vendas, simultaneamente.
As formas de financiamento mais adotadas pelas empresas foram o próprio recurso do proprietário do negócio (55%) e o parcelamento de compras com o fornecedor (52%). Em relação à participação nas compras do governo, 28% dos pequenos negócios disseram ter vendido para órgãos governamentais em 2012. Apesar do bom desempenho no ano passado, 42% das empresas possuem um planejamento informal de marketing que vai sendo adaptado ao longo do tempo, e 38% disseram não ter nenhum tipo de planejamento. Ainda de acordo com o estudo, em 2012, as ações de sustentabilidade mais adotadas pelas micro e pequenas empresas foram a redução do consumo de água (81%), do desperdício (80%) e do consumo de energia (79%).
Serviço:
Assessoria de Imprensa do Sebrae em Minas Gerais
(31) 3379-9275 / 9276
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias