A linguagem corporal é muito importante, principalmente nos negócios.
“O corpo diz muita coisa, por isso é sempre bom estar atento a cada gesto. Às vezes, uma atitude malpensada pode trazer, como conseqüência, a demissão.”
Preste atenção na sua linguagem corporal, ela pode ser útil para fechamento de vendas, negócios e até parcerias comerciais.
Às vezes deslizamos, e sem ao menos perceber podemos transmitir o oposto do que queremos.
Confira algumas dicas da inc.com. :
Vale à pena conferir.
1. Não olhar para baixo.
Nunca olhe longe de seu público.
Nos dias de hoje, com tantas multitarefas, você pode olhar para o seu celular enquanto encomendar um café ou qualquer outra coisa, mas nunca perder o contato visual com aqueles que vieram para te ouvir.
Contato visual ajuda você a se conectar com as pessoas e aumentar a sensação de confiança e simpatia.
2. Não mexer as mãos.
Ficar mexendo as mãos, unhas, cúticula, etc, é perturbador.
A menos que você está apontando para algo em sua apresentação ou fazendo um grande movimento, mantenha as mãos ao seu lado.
3. Não dance.
Não balance os seu braços.
Quando você usar os braços, gesticule a partir do ombro, não o cotovelo, para evitar a aparência de que está fazendo a dança da galinha.
4. Não parecer bagunçado.
Você deve ser arrumado e organizado.
Vestir de acordo com o ambiente. Terno se for uma apresentação formal de negócio, mais casual, se for um encontro tech.
Se a sua apresentação for de slides, certificar os erros ortográficos e pedir a um colega para revisar seus materiais.
5. Não dar as costas ao público.
“Ninguém quer olhar para as suas costas”, diz Rosenthal, CEO da Communispond em East Hampton, NY.
Muitas vezes você não pode ser ouvido se você está falando para a tela.
Rosenthal gosta do método “pense,então, fale.”
Olhe para um item que você está discutindo, olhe para a platéia, e então comece a falar.
6. Não ser evasivo.
Faça o seu melhor para evitar o “enchimento” de palavras.
Evite “uhms”, “você sabe” e ” como” no seu discurso.
7.Não se apresse.
Execute uma pré-visualização da “performance” assim você sabe a quantidade certa de material para fazer o melhor uso do seu tempo disponível, e não é forçado a correr para espremer nos pontos importantes.
Correndo contra o tempo dá uma impressão de despreparado e desajeitado.
8.Evite risadas, gargalhadas etc.
Mantenha os sons das risadas, gargalhadas, etc, no mínimo.
“Ninguém quer ver um palhaço a menos, é claro, se você está no circo”, diz Rosenthal.
9. Não revirar os olhos.
Você não quer distrair seu público-ou inadvertidamente transmitir desdém com efeitos visuais, como revirar os olhos. Especialmente quando você está respondendo a perguntas, ou comentários, e você não deseja mostrar impaciência.
10. Então, o que devo fazer?
Sorria. Levante. Faça o contato visual. Abra os seus braços. Fale alto.
Rosenthal da Communispond diz:
“Plano para o sucesso: Boa aparência, bom som, e saber o seu material. “-Tatiana Serafin
+ Confira também algumas dicas da Revista Enfoque:
AS PIORES GAFES CORPORAIS E COMO EVITÁ-LAS
A consultora Ingrid Lima enumerou alguns dos principais defeitos e gafes corporais que são cometidos diariamente.
*Mão no queixo: mesmo que esteja cansado, não demonstre esse sentimento colocando a mão no queixo.
*Não ficar sentado largado na cadeira.
*Espreguiçar-se: é uma das gafes mais terríveis. Se estiver cansado a ponto de se espreguiçar, dê uma passada no banheiro e jogue água no rosto. Depois aproveite para beber um pouco de café.
*Mexer no cabelo: se você tem essa mania, é melhor manter o cabelo preso.
*Estalar os dedos: nunca faça isso.
*Lixar a unha: se sua unha quebrar, vá ao banheiro e a lixe.
*Bolsa em cima do colo: evite esse movimento durante uma entrevista de trabalho, ele demonstra insegurança, pois o gesto é interpretado como sendo uma forma de se proteger. Há sempre um lugarzinho para colocar a bolsa.
*Braço sobre a folha onde está fazendo a entrevista: evite esse ato, pois mostra que o candidato é evasivo.
*Ombros para frente: mantenha seu corpo ereto, mas sem exageros. Pessoas com ombros para frente demonstram estar cansadas.
*Gesticulação exagerada: seja comedido com suas gesticulações. Pessoas que gesticulam muito pensam mais rápido do que falam e acaba sendo difícil o entendimento da outra parte.
O QUE ALGUNS MOVIMENTOS E GESTOS PODEM ESTAR QUERENDO DIZER SOBRE VOCÊ E SUAS INTENÇÕES
*Ausência de movimento indica que uma pessoa está tentando não ser notada, ou está ouvindo e planejando, ou ainda está jogando de forma segura.
*Inclinar-se para frente representa: “Diga-me mais, estou interessado”.
* Sentar-se encostado representa: “Deixe-me pensar a respeito, eu posso não estar tão interessado”.
*Levantar a cabeça sinaliza interesse e um desejo de ouvir as opiniões dos outros.
*Mãos dobradas no colo ou no estômago é um gesto de proteção.
*Mãos colocadas sobre a mesa diz: “Vamos direto ao assunto”.
*Coçar o ouvido na hora de uma conversa pode estar querendo dizer: “Não estou interessado em ouvir mais nada sobre isso”.
O PODER DA LINGUAGEM CORPORAL
De 100% do que você fala apenas 7% da sua mensagem são transmitidos para os outros por meio das palavras. Os 38% estão relacionados à entonação do que é dito e os 55% restantes vêm do seu olhar, gestos e postura.
As estatísticas mostram que pessoas que sabem controlar o tom de voz e a linguagem corporal são mais persuasivas no mundo dos negócios. Isso ocorre porque de 60% a 80% da opinião que os outros fazem de você ocorre antes de completados os primeiros quatro minutos de conversa.
Outro fator curioso descoberto pelos pesquisadores Allan e Bárbara Pease é que as mulheres são mais precisas em suas leituras corporais. Elas acertaram em 87% contra os homens com 42%. Isso ocorre porque elas utilizam de 14 a 16 áreas do cérebro para avaliar o comportamento das pessoas, contra quatro a seis áreas no caso dos homens.
COMO ESTÁ SUA COMUNICAÇÃO CORPORAL NA EMPRESA?
Não é tão complicado descobrir como anda sua comunicação não verbal na empresa. A consultora organizacional Lana Barbieri elaborou alguns tópicos que podem ajudá-lo nesse começo.
*Comece um trabalho de autoconhecimento. Descubra o que está verdadeiramente sentindo sobre o assunto, sobre como está vivendo “aquele dia”. Essa é uma maneira de tratar-se com respeito, ser honesto consigo mesmo e com quem se convive.
*Pare um momento e converse consigo mesmo e pergunte-se: quais são as palavras que tenho usado com muita freqüência? Elas são agressivas? São receptivas?
*Em seguida, lembre-se das palavras que você tem recebido como respostas. Elas são agressivas? São receptivas?
Seguindo esses passos, certamente, você irá se surpreender com o que vai perceber de você mesmo. E o mais importante é que conseguirá alterar comportamentos, reverter situações e obter maior número de oportunidades.
Mais informações:via inc.com / dicas revista enfoque
http://www.inc.com/ss/wrong-body-language#0
http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=79&materia=996