X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Opala de Pedro II, no Piauí, receberá Indicação Geográfica


 Teresina – O Sebrae no Piauí, por meio do Projeto Gemas e Joias, desenvolve diversas ações para os produtores de opala da cidade de Pedro II. A instituição desenvolveu o projeto para Indicação Geográfica (IG) da Opala, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A certificação vai contribuir para o reconhecimento internacional da pedra, bem como para a ampliação do mercado no exterior.

A opala é destaque na economia de Pedro II, cidade localizada a 195 quilômetros da capital. Através da IG é possível reconhecer e proteger o nome geográfico de países, regiões ou localidades, e identificar produtos ou serviços típicos.

De acordo com Surlene Almeida, presidente da Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II (Ajolp), a Indicação Geográfica servirá como impulso para a competitividade local. “Como a pedra só pode ser encontrada naquela região e no interior da Austrália, essa certificação será importante para o reconhecimento do produto, pois terá selo e padrão de qualidade. Vai aumentar o faturamento das empresas do setor, que terão acesso a novos mercados”.

O consultor do Projeto Gemas e Joias do Sebrae no Piauí, Marcelo Morais, garante que a opala é um produto local diferenciado, único, e que a IG servirá para fazer o link do produto com a sua origem, em Pedro II. “Um comitê deve ser formado para escolher as joias e pedras que devem receber o selo. Essa seleção aprimora a qualidade da peças e faz com que os produtores sejam mais rigorosos na produção”.

A expectativa para o recebimento da IG é grande por parte dos empresários. O setor se mobilizou para conseguir cumprir todas as exigências e enviar a documentação exigida pelo INPI. “Se conseguirmos a certificação até dezembro, teremos maior e melhor produção, além do aumento do turismo na região, movimentando todos os setores como mineração, gastronomia e rede hoteleira”, afirma a vice-presidente da Ajolp, Áurea Brandão.

Apresentar a pedra com o certificado é melhor para o comprador e para o vendedor, pois o INPI é reconhecido mundialmente. A Indicação Geográfica da Opala irá distinguí-la de qualquer outra opala produzida no mundo, identificando sua origem.

Qualidade

Em Pedro II, os turistas podem conhecer toda a cadeia de produção da pedra, desde a extração do minério até a loja. “É importante que os visitantes conheçam a produção, a segurança e o padrão com o qual trabalhamos. É esse circuito que agrega qualidade, eficiência e valor ao nosso produto”, acrescenta Áurea.

O diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, diz que o registro, além de necessário, é uma conseqüência de anos de trabalho e esforço para melhorar a qualidade da opala. “É um reconhecimento justo a essa cadeia produtiva”, declara.

Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com.br/sebraepiaui

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot