X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Ovinos e caprinos do NE terão chip de identificação


 Natal – Rebanhos de ovinos e caprinos no Nordeste contarão com um sistema de rastreamento eletrônico. O Sebrae, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai implantar experimentalmente no Ceará, Bahia e Paraíba o projeto de Indicação Eletrônica na ovinocaprinocultura, sistema já consolidado nos países da União Europeia.

O método foi apresentado pelo pesquisador da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Daniel Benitez, no último domingo (9), na Festa do Boi. O evento segue até o dia 15, em Parnamirim (RN). “O registro eletrônico promove segurança e permite a rastreabilidade, o que é imprescindível para a sustentabilidade do setor”, defende o pesquisador. Através de um chip, que pode ser colocado na orelha, é possível acessar todos os registros feitos ao longo da vida do animal em menos de três segundos. O rastreamento auxilia na garantia de origem, qualidade e segurança alimentar.

O projeto foi iniciado em uma missão à Espanha há duas semanas. Na primeira fase do programa, o Sebrae e a Embrapa implantarão o sistema de forma experimental nos três estados. A proposta é identificar pelo menos quatro mil cabeças de ovinos e caprinos. Na segunda etapa, o sistema será implantado no Rio Grande do Norte.

A leitura eletrônica permite automatizar o manejo e indicar com precisão o rebanho, além de ajudar no controle reprodutivo, sanitário e genético. De acordo com o pesquisador, “um dos benefícios para o produtor é saber qual a produtividade de cada animal no rebanho”.

O sistema de rastreamento é indicado a produtores de micro e pequeno porte. Os identificadores custam R$ 2,20 cada. Na Espanha, onde quase 16 milhões de cabeças de ovinos e caprinos são indentificados eletrônicamente, o modelo é adotado por pequenos produtores. O rebanho europeu, que tem cerca de 70 milhões de cabeças, é todo monitorado pelo sistema. A Comunidade Européia obriga a indicação eletrônica. “Doenças, como febre aftosa e vaca louca, só foram controladas em apenas três meses devido a esse rastreamento”, relatou Benitez.

Serviço:

Sebrae no Pará – (91) 3181-9140

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot