São Paulo – O Sebrae e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) assinaram nesta sexta-feira (1º) contrato de parceira com o objetivo de apoiar ações nos polos produtivos do segmento de gema e joias, visando ao aumento de competitividade dos pequenos negócios, que respondem por 99% das empresas desse setor. A parceria foi assinada pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e o presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques, durante a 56ª Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins (Feninjer), que acontece no Hotel Transamérica, em São Paulo.
“Temos o orgulho de lançar um projeto de estímulo à inovação, competitividade e desenvolvimento integrado à cadeia produtiva de joias, gemas e bijuterias. O projeto foi construído dentro das diretrizes do Plano Brasil Maior, do governo federal”, afirmou Luiz Barretto.
De acordo com ele, com esse convênio serão realizadas ações nos polos produtivos do setor, focadas nos eixos de informação, capacitação e promoção. “Pretendemos atender a 200 designers e 900 micro e pequenas empresas, que participam de arranjos produtivos locais ou são associadas do Instituto. Também iremos fornecer informações estratégicas por meio de boletins, cartilhas e informativos para 1,6 mil negócios do setor e estimular a criação e fabricação de produtos criativos para 900 empresas, sendo 600 indústrias e 300 varejistas”, ressaltou o presidente do Sebrae.
Barretto destacou a necessidade dos pequenos negócios do setor se prepararem para a competição dentro e fora do país. “Além da concorrência interna, os empreendedores têm que lidar com o interesse de empresas estrangeiras no nosso mercado. Por isso, capacitação e gestão empresarial são essenciais e têm prioridade nas ações do Sebrae”.
O presidente do Sebrae também lembrou que o tema da inovação precisa fazer parte do dia a dia dos pequenos negócios para fidelizar o consumidor, que está cada vez mais exigente. “A inovação cria um diferencial e é importante para elevar o valor agregado dos produtos e serviços comercializados”, assinalou. A expectativa é de que o projeto resulte em um crescimento de 15% nas receitas das indústrias atendidas, um incremento de 25% nas vendas para turistas e mercado externo e um crescimento em 10% nos postos de trabalho.
A iniciativa, com duração de 24 meses, tem como fim ações que estimulem o desenvolvimento e a gestão do ciclo de design pelas empresas; o fortalecimento do sistema de informações estratégicas que vem sendo montado para atender às necessidades do setor; além da promoção da criação, fabricação, distribuição e venda ao consumidor de produtos criativos, atendendo às oportunidades geradas pela realização dos grandes eventos previstos no Brasil
Também tem o objetivo de fortalecer as ações de promoção comercial junto às empresas participantes dos projetos e apoiar o Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL de joias), principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí.
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