Brasília – O ano de 2012 foi marcado pela inserção efetiva dos pequenos negócios na agenda da sustentabilidade. É o que mostra o balanço anual do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que recebeu 5.780 visitantes à sua sede, em Cuiabá (MT). O relatório foi apresentado pelo superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, e pela coordenadora do CSS, Suênia Souza, ao diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos, nesta semana na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.
A sustentabilidade deixou de ser algo restrito ao movimento ambientalista para se inserir como estratégia de negócio das empresas, independente do seu porte, afirmou o diretor Carlos Alberto. “Para os pequenos negócios, além de um diferencial competitivo, produtos e serviços sustentáveis agregam valor à marca e à reputação das empresas”, assinalou.
A gestão de conhecimento foi uma das prioridades do CSS e gerou várias publicações, como uma série sobre sustentabilidade nos pequenos negócios, disponível no site www.sustentabilidade.sebrae.com.br. Somam-se oito cartilhas com dicas empresariais distribuídas aos seis mil funcionários do Sebrae. Foram produzidos também 12 boletins eletrônicos com informações e orientações.
A oportunidade para inserir os pequenos negócios definitivamente na pauta global do desenvolvimento sustentável foi consolidada com a Rio+20. O sucesso está nos números. Foram mais de oito mil visitas ao espaço dedicado à sustentabilidade nos pequenos negócios durante o evento no Rio de Janeiro. O tema foi amplamente debatido na imprensa nacional e resultou em 518 publicações divulgadas por 371 veículos de comunicação.
“O mais importante é que geramos conhecimento, trabalhando um conceito de sustentabilidade não só ligado ao meio ambiente, mas aplicado aos pequenos negócios. O empresário percebeu que sustentabilidade está ligada à competitividade”, afirmou Suênia Souza, coordenadora do CSS.
A partir da realização do Fórum Sebrae de Sustentabilidade, dos comitês e eventos temáticos, o CSS consolidou ainda um banco de dados formado por especialistas em sustentabilidade e outro de boas práticas empresariais que reúne casos de sucesso de 60 empresas de pequeno porte. “Isso só é possível por conta da integração nacional do Centro de Sustentabilidade com os empresários, parceiros e unidades do Sebrae nos estados”, destaca o superintendente em Mato Grosso, José Guilherme Ribeiro.
Desafios
O diretor-técnico do Sebrae aproveitou o momento e chamou a atenção para os desafios a serem superados em 2013. “Hoje não é necessário fazer um seminário para dizer que a sustentabilidade é importante. Precisamos mostrar, cada vez mais, soluções para problemas concretos das empresas. O desafio é massificar o conceito e ampliar a sustentabilidade nos pequenos negócios em geral”.
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