X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

1200px-New_york_times_square-terabass
Política e Economia

Devemos promover diariamente o livre mercado

O livre mercado é a excelência da criatividade humana em ação.


Viver em um país onde a liberdade econômica é uma realidade pode ser uma experiência fascinante. Sem dúvida nenhuma, os limites para a criatividade – fundamental para a inovação em qualquer área ou profissão – são muito mais extensos, e a ausência de barreiras e restrições comerciais são capazes de levar o ser humano a atingir níveis formidáveis de progresso e evolução. A Suíça, por exemplo, conhecida por seus chocolates, relógios e sistema bancário impecável, reúne todas estas características, e por essa razão foi capaz de se tornar um dos mais prósperos países do mundo, além de referência em livre mercado. Os suíços, desde o princípio de sua história, compreenderam como a liberdade é fundamental para tudo, especialmente para o exercício da criação e da inovação, elementos indispensáveis para a livre iniciativa.

O livre mercado é formidável porque nele encontramos os componentes mais fascinantes de todas as atividades humanas em ação – criatividade, paixão, dedicação, inovação, empreendedorismo – de forma voluntária. As pessoas que ali estão, estão por vontade própria, realizando trocas voluntárias, não foram coagidas, nem ameaçadas. E neste ambiente, todos saem ganhando alguma coisa. O consumidor que adquiriu um produto estará suprindo uma necessidade. O indivíduo que vendeu o produto, além de ter faturamento, está divulgando a sua empresa, o seu produto e o seu negócio. Em um ambiente onde existe de fato livre concorrência, as possibilidades disponíveis no mercado – e aí podemos incluir também tudo aquilo que ainda não foi, mas será criado – são praticamente infinitas. Ninguém pode prever efetivamente o que irá acontecer. Em um mercado artificial, petrificado e hiper-regulamentado como o brasileiro, por outro lado, não chegamos nem perto de estabelecer o mesmo eixo dinâmico e orgânico de criações, trocas e benefícios. Isso porque existem inúmeras restrições e barreiras governamentais que impedem o mercado de ser mais vibrante e flexível.  

No caso brasileiro, onde o intervencionismo de estado é extremamente exacerbado – não deixando absolutamente nenhum espaço para a liberdade –, nós teremos um mercado em constante estagnação. Inovações raramente serão levadas ao consumidor, pois empreendedores inovadores terão de enfrentar lobbys contra os quais eles serão incapazes de competir, e os grandes magnatas das corporações monopolistas são beneficiados por agências reguladoras, em decorrência de políticas regulatórias implementadas com a intenção deliberada de favorece-los, o que irá consequentemente dificultar a entrada de empresas competidoras no mercado. Assim, a empresa favorecida pelo monopólio estatal não precisará se preocupar com eventuais concorrentes. O maior prejudicado nesta situação será sempre o consumidor. Quando ele tem apenas um único fornecedor para um determinado produto, ele está sendo compulsoriamente coagido. A empresa que detém o monopólio pode fabricar um produto precário, e vende-lo a um valor exorbitante. Ela não precisa se preocupar com a qualidade do seu produto. Afinal, o consumidor não tem outras opções às quais recorrer.   

O livre mercado beneficia a todos: concorrentes, empreendedores individuais, fornecedores, contadores, proprietários de pequenas e médias empresas. As possibilidades são tão incríveis e sensacionais, que apenas uma instituição como o governo poderia arruinar tudo, com sua predatória voracidade tributária, confiscatória e regulatória.

Nunca existiu livre mercado no Brasil, mas isso não significa que devemos nos contentar com o que temos, e que não possamos promover a livre concorrência e a desregulamentação estatal sobre toda a sorte de áreas e ocupações. O único que tem a ganhar com exacerbado controle do estado – além do próprio estado – são os grandes empresários oligopolistas amigos do regime, que acabam arruinando todo um ambiente de negócios que poderia ser mais espontâneo, eficiente e salutar, para beneficiar meia dúzia de pessoas, em detrimento do restante da população.  

Infelizmente, ainda vamos esbarrar muito no intervencionismo de estado, em diversas áreas profissionais. Toda esta regulamentação atrapalha, e muito, o desenvolvimento do país, que poderia ser infinitamente maior do que é. Esta, na verdade, é a grande diferença entre o Brasil e os Estados Unidos. Enquanto lá o diagrama da economia sempre foi liberal, aqui, sempre foi de matriz estatista-desenvolvimentista – além de fortemente centralizadora –, o que implica em inúmeros monopólios estatais, regulações e dificuldades para toda a sorte de empreendedores, que enfrentarão problemas para se estabelecerem no mercado. Para estes, não haverá opção alguma, a não ser desistir do seu empreendimento, e buscar um emprego convencional, mudar-se para um país mais receptivo ao empreendedorismo, levando o seu talento empreendedor e o seu capital consigo, ou atuar na informalidade.   

Está mais do que na hora de exigirmos liberdade. Para nós, e para o mercado.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot