X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

nova zelandia
Política e Economia

Nova Zelândia – O melhor lugar do mundo para se fazer negócios

Descubra o que possibilitou o milagre neozelandês.


A Nova Zelândia hoje é um formidável exemplo de país desenvolvido. Um lugar de liberdades, prosperidade e vitalidade empreendedora, onde o progresso literalmente já chegou. Mas como foi que os neozelandeses atingiram este formidável patamar de desenvolvimento?

A Nova Zelândia não foi sempre um modelo de desenvolvimento humano e econômico. Muito pelo contrário. Até o princípio dos anos 1980, esta diminuta nação do Pacífico Sul – que hoje possui aproximadamente cinco milhões de habitantes – era um grande estado de bem-estar social, onde o governo controlava basicamente tudo, de hotéis a companhias aéreas, tudo era administrado pelo estado, sem qualquer espaço de participação para a sociedade civil. A população, especialmente a classe empreendedora, não possuía autonomia para absolutamente nada. Tudo dependia de decisões governamentais, e a quantidade de regulamentações imposta à população deixava a sociedade produtiva completamente saturada, refém de decisões ineficazes e arbitrárias, e exterminava em definitivo todas e quaisquer possibilidades de progresso. Basicamente, a Nova Zelândia vivia uma situação muito similar a que vivemos hoje no Brasil. Eventualmente, o país entrou em uma grande crise, que começou a manifestar-se em inquietações sociais e em turbulências civis. A população queria mudanças, e queria estas mudanças imediatamente.

No princípios dos anos 1980, a estagnação econômica paralisou o país por completo, que não crescia, e a população permanecia escrava de um sistema hiper-burocrático, centralizador e arrivista. Com uma taxa de desemprego gigantesca, uma dívida pública exorbitante e investidores estrangeiros negando-se a fazer negócios no país em função dos enormes riscos jurídicos e do inexistente retorno financeiro, o governo percebeu que havia crescido demais, e estava causando mais malefícios ao país do que benefícios. Decidiram, portanto, reverter a situação. Era hora de enxugar a máquina pública, e começar a permitir aos neozelandeses que voltassem a crescer, e tomassem as suas próprias decisões, livres da impositiva e contraproducente tutela do estado. A partir de então, o país começaria a crescer, e os resultados produzidos seriam formidáveis. Como Sir Roger Douglas – Ministro das Finanças – declarou, “passamos, provavelmente, do país mais regulado no mundo desenvolvido para ser o menos regulado”.

Tudo aquilo que impedia o setor privado de ser efetivamente produtivo foi erradicado.

Tudo aquilo que impedia o setor privado de ser efetivamente produtivo foi erradicado. Click To Tweet

Então, literalmente, tudo começou a mudar para melhor. Em uma de suas primeiras medidas, o governo de centro-direita eleito em 1984 declarou uma guerra contra a burocracia. Tudo aquilo que impedia o setor privado de ser efetivamente produtivo foi erradicado. Um enorme processo de privatização de empresas estatais se seguiu a isto. Evidentemente, não foi um processo concluído da noite para o dia, mas de uma nação com um enorme estado de bem-estar social sofrendo a maior estagnação econômica de sua história, a Nova Zelândia tornou-se uma nação livre, desenvolvida, competitiva e capitalista, que hoje está entre as nações mais seguras e desenvolvidas do mundo. A duras penas, os neozelandeses aprenderam a lição. Quanto menos estado e mais liberdade, mais progresso, prosperidade e desenvolvimento. A função básica do governo deve ser não atrapalhar.

Na Nova Zelândia, hoje, você consegue registrar a sua empresa em apenas três horas, e o processo é totalmente gratuito. Não é preciso nem mesmo comparecer em um departamento governamental: você faz tudo online. Até mesmo para um país como o Brasil é impossível competir em um cenário desses. Aqui, você precisa de quase três meses apenas para regulamentar a sua empresa, e terá que percorrer um excruciante – e extremamente caro – caminho entre repartições públicas, cartórios e escritórios de contabilidade, até finalmente estar livre para operar. E todo este amargo processo será apenas o início de uma terrível batalha. Depois disso, com tantas tarifas e regulações, você terá o enorme desafio de tentar manter a sua empresa em atividade. O que não será nada fácil.

Precisamos de menos políticos, de menos estado, de menos servidores públicos, e de mais liberdade, autonomia, independência e empreendedorismo. Estes são os verdadeiros elementos capazes de gerar progresso e prosperidade. Click To Tweet

O caminho trilhado pela Nova Zelândia mostra, literalmente, que menos governo significa mais prosperidade para a sociedade. Quanto menos tarifas, impostos, tributos e regulações, melhor. Hoje, o Brasil não se desenvolve porque vive o pesadelo estatista do qual a Nova Zelândia sofreu há pouco mais de trinta anos. Este, portanto, é um formidável exemplo a ser copiado, estudado e implementado de perto. Precisamos de menos políticos, de menos estado, de menos servidores públicos, e de mais liberdade, autonomia, independência e empreendedorismo. Estes são os verdadeiros elementos capazes de gerar progresso e prosperidade. Como disse a notória filósofa russa naturalizada americana Ayn Rand, com toda a propriedade e sensatez, “a única maneira de um governo estar a serviço da prosperidade nacional é manter as suas mãos fora dela”.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot