Brasília – O manche de uma aeronave Super Tucano, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e um mini-helicóptero acionado por controle remoto que servirá para monitoramentos estratégicos – como queimadas – são exemplos das tecnologias que estão sendo produzidas por micro e pequenas empresas (MPE) incubadas no Centro de Competitividade, Inovação e Empreendedorismo (Cecompi), de São José dos Campos (SP).
O centro também reúne Arranjos Produtivos Locais (APL) das áreas aeroespacial e de tecnologia da informação e comunicação, além de programas de consultoria e capacitação para pequenos negócios, desenvolvidos em parceria com o Sebrae em São Paulo.
O Cecompi é uma das iniciativas de incentivo ao empreendedorismo que renderam ao prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor por duas vezes consecutivas. As ações foram apresentadas aos participantes do V Encontro da Rede de Prefeitos Empreendedores, realizado nesta sexta-feira (1º), no município paulista. O centro integra o Parque Tecnológico da cidade, criado pela prefeitura para incentivar o desenvolvimento na área de tecnologia.
As visitas se estenderam ao Centro de Educação Empreendedora, que coordena ações como a inclusão do ensino do empreendedorismo nas escolas da rede municipal e que atende a cerca de 40 mil alunos. Eduardo Cury apresentou ainda o Sistema Integrado de Licenciamento de Negócios (Sil), que agiliza o processo de abertura de empresas. Entre os resultados do sistema, criado em 2010, a prefeitura relata a redução do tempo médio de abertura de empreendimentos de cinco para dois dias.
“Com iniciativas inovadoras é possível mudar o destino econômico e social das cidades”, disse Eduardo Cury. “Os resultados mostram que vale a pena investir no empreendedorismo”, avaliou o prefeito de Tanguá (RJ), Carlos Pereira, no encontro que reuniu representantes de 24 prefeituras.
As ações em São José dos Campos são desenvolvidas com o apoio do Sebrae em São Paulo. “Atualmente, também estamos trabalhando em conjunto para incentivar o desenvolvimento nos bairros”, explicou o superintendente do Sebrae no estado, Bruno Caetano. No encontro, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, ressaltou a importância dessa parceria. “Prefeito empreendedor e Sebrae são sinônimos de utilização de tecnologia, de conhecimento e de mobilização educacional da população para melhor performance da economia dos municípios”, disse.
Resultados
A Rede de Prefeitos Empreendedores é integrada por vencedores e finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e dissemina o principal objetivo da premiação: incentivar o desenvolvimento municipal com base nos pequenos negócios. Participantes do encontro desta sexta-feira decidiram estimular o envolvimento de novas lideranças no movimento. O objetivo é que as ações de incentivo municipal ao empreendedorismo sejam continuadas pelos vencedores das próximas eleições municipais.
“É fundamental envolver os candidatos a prefeito nos debates sobre crescimento por meio das micro e pequenas empresas”, disse um dos coordenadores da Rede, o prefeito de Cariacica, Hélder Salomão. “Não podemos deixar essa chama se apagar”, reforçou o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad. Segundo o gerente de Políticas Públicas do Sebrae em São Paulo, Júlio Durante, a instituição promoverá cursos para os novos prefeitos sobre a importância de incentivar as MPE.
“O papel dos atuais coordenadores da Rede de Prefeitos Empreendedores é fundamental nas mobilizações que visam a integrar novas lideranças municipais nas estratégias de desenvolvimento por meio do empreendedorismo”, ressaltou a coordenadora nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Denise Donati.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/9977-952
Central de Relacionamento Sebrae: 0800570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias