Brasília – Prefeitos e gestores públicos devem se envolver na identificação de oportunidades para os pequenos negócios das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. A análise é do gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim. Ele foi um dos palestrantes no segundo dia do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Pequenos Negócios, Qualidade Ambiental Urbana e Erradicação da Miséria. O evento, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos com o apoio do Sebrae, começou na terça-feira (27) e segue até quinta-feira (29), em Brasília.
“Grandes eventos esportivos geram muitos negócios, envolvem a circulação de consumidores e extrapolam o período em que são realizados. É importante ajudar a encontrar oportunidades de negócios e pensar em um legado”, afirmou Alvim. Estudo elaborado pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que a Copa de 2014 deve gerar 930 oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas nas 12 cidades que receberão o evento.
O levantamento mapeou nove setores da economia. Um deles foi o turismo. O país deve receber 600 mil estrangeiros exclusivamente em função da Copa, além de outros 6,6 milhões que devem vir ao Brasil em todo o ano de 2014. “A cadeia do turismo é basicamente formada por pequenos negócios. Precisamos qualificar o serviço e transpor a barreira da língua. É uma grande oportunidade que temos de desenvolver o turismo como atividade de inclusão e de desenvolvimento econômico”, afirma o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão.
Durante o encontro, a prefeita de Natal (RN), Micarla de Souza, falou sobre os preparativos da capital potiguar para receber a competição. “Um evento esportivo do porte da Copa é uma grande oportunidade para nosso país trabalhar questões como empregabilidade e infraestrutura. Um dos legados será a qualificação profissional dos trabalhadores”, afirma a prefeita. Segundo ela, atualmente a cidade recebe R$ 500 milhões em investimentos nas obras de mobilidade e de infraestrutura. A prefeita também informou que cerca de 10 mil pessoas são capacitadas em um segundo idioma na cidade.
O encontro, realizado no Centro de Convenções Brasil 21, se propõe a discutir formas de levar aos municípios uma agenda de desenvolvimento local sustentável. Objetivo é auxiliar na diminuição da miséria, tendo como base os pequenos negócios. O evento quer mobilizar prefeitos e futuros candidatos para incluírem o tema em seus programas de governo.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias