Brasilia – O Ministério do Turismo e o Sebrae premiaram os municípios que mais evoluíram e os que alcançaram as maiores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2011 (confira aqui o documento completo). O indicador mede o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos brasileiros. No total, foram contemplados 24 municípios, entre os quais 13 capitais. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (13), em Foz do Iguaçu.
As maiores notas ficaram com São Paulo, Recife e Foz do Iguaçu (PR). Os destinos de maior evolução, na média geral, foram Porto Velho, entre as capitais, e Balneário Camboriú (SC). Outros 19 municípios foram premiados entre os destinos de maior evolução nas diversas dimensões que compõem Índice de Competitividade. O estudo compara os resultados da pesquisa de campo realizada em 2010 com os de 2011.
As capitais premiadas pela evolução foram: Porto Velho (monitoramento e capacidade empresarial), Maceió (infraestrutura e acesso), Aracaju (serviços e equipamentos), Cuiabá (atrativos), São Luís (marketing), Rio Branco (políticas públicas), Porto Alegre (cooperação regional), Rio de Janeiro (economia local), Campo Grande (aspectos sociais), Vitória (aspectos ambientais) e Goiânia (aspectos culturais).
As não capitais que mais evoluíram forma Santarém (marketing, monitoramento e cooperação regional), Barcelos/AM (infraestrutura e aspectos ambientais), Maragogi/AL (acesso), Ipojuca/PE (serviços e equipamentos), São Joaquim/SC (atrativos), Jijoca de Jericoacoara/CE (políticas públicas), Mateiros/TO (economia local), Tiradentes/MG (capacidade empresarial), São Raimundo Nonato/PI (aspectos sociais) e Alto Paraíso de Goiás (aspectos culturais).
O Índice de Competitividade é apurado anualmente, desde 2008, em pesquisas de campo realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, priorizados pelo MTur. Um dos objetivos do estudo é produzir uma série histórica para avaliação da competitividade dos destinos, fornecendo informações que subsidiem o planejamento estratégico da atividade turística e monitorem a evolução da atividade nos destinos e no país.
Aqui você confere o Estudo de Competividade de Produtos Turísticos.
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