Fortaleza – Café, mel, iogurte, queijo, cajuína, castanha, banana passa e flores. Esses são apenas alguns dos produtos da região serrana do Maciço de Baturité e que poderão ser levados à mesa dos turistas antes, durante e após a Copa do Mundo FIFA 2014. Para que essa oportunidade se concretize em negócios, os produtos são trabalhados pelas empresas da região para se adequarem às exigências e aos padrões de qualidade do mercado turístico.
O trabalho é induzido pelo escritório regional do Sebrae em Baturité por meio do programa Sebrae 2014. Participam 20 pequenos produtores dos municípios de Guaramiranga, Baturité, Barreira e Ocara. Cada um recebe orientações e soluções específicas de acordo com a necessidade e a realidade de cada negócio.
Entre as atividades oferecidas pelo Sebrae aos participantes do programa estão ações de modernização de embalagens, criação de logomarcas, layout de lojas, segurança alimentar e gestão da qualidade.
“Para a produção serrana entrar no mercado turístico é preciso que o produto seja preparado, desde a adoção de boas práticas de produção até uma apresentação profissional, com uma marca e um site para a empresa, e rótulos e embalagens adequados ao produto. Tudo isso é fundamental para que possam chegar às prateleiras do mercado numa linguagem comercial e competitiva”, afirma a articuladora do escritório do Sebrae em Baturité, Fabiana Gizele Moreira da Costa.
De acordo com ela, o objetivo é desenvolver produtos do agronegócio de forma competitiva para o consumo turístico e dos veranistas que visitam o Maciço, além de proporcionar a esses itens espaços comerciais em grandes centros conforme a capacidade de produção e a logística de cada empreendimento. “É um grande trabalho de integração da cadeia produtiva do turismo, gerando negócios e competitividade mercadológica”, explica Fabiana.
Certificação
Uma das empresas participantes do Sebrae 2014 em Guaramiranga é o Sítio Rio Negro, que produz laticínios, flores e frutas. Segundo a empresária Michaela Demétrio, o iogurte 100% natural é o principal foco do trabalho voltado para o mercado turístico. Ela pretende buscar a certificação de registro do produto.
“Produzimos e vendemos uma série de produtos diferenciados, com um alto valor agregado. O sítio é autossustentável e a produção é toda orgânica. Atualmente fornecemos o iogurte natural para hotéis e pousadas, mas ainda falta o certificado de registro. É em cima disso que iremos trabalhar agora. Esse produto é feito com leite orgânico, com lactobacilos importados e por ser um produto não industrializado é muito bem aceito pelos turistas, especialmente os estrangeiros”, conta Michaela.
A empresária, que também é nutricionista, abriu o negócio há três anos e está entusiasmada com as oportunidades de crescimento que poderão surgir com a realização de grandes eventos esportivos no Ceará. “A nossa proposta é mostrar que é possível fazer um alimento de qualidade não só para turistas. É importante que a comunidade local tenha acesso a um alimento mais saudável. Acredito que isso é um diferencial que torna a empresa mais competitiva e poderá gerar muitas oportunidades com o incremento que os grandes eventos darão ao turismo no Ceará”, opina.
Além do iogurte natural, o Sítio Rio Negro produz queijo minas frescal, queijo coalho, ricota cremosa e doce de leite com leite orgânico. Produz também flores, com manejo orgânico, especialmente antúrios, sendo a única produtora dessa espécie no estado. A empresa emprega direta e indiretamente 13 pessoas da região.
Serviço:
Sebrae 2014 www.sebrae2014.com.br
Central de Relacionamento Sebrae 0800-570-0800
Escritório do Sebrae em Baturité (85) 3347-1570
Sítio Rio Negro www.sitiorionegro.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias