Cuiabá – O Sebrae em Mato Grosso dará início, a partir do dia 22, a um trabalho de assessoria para implantação de um programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para bebidas e manipulação para o setor de alimentos de empresas de Cuiabá e Várzea Grande.
A iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade e segurança dos alimentos oferecidos à população local, além de auxiliar no processo para elaboração do Manual de Boas Práticas, exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os tipos de contaminações que alimentos e bebidas estão sujeitos ao serem produzidos são classificados em três níveis: contaminação por vírus e bactérias, agentes químicos e externos, como fios de cabelos e até pequenos objetos.
Segundo a técnica do Sebrae e gestora do Projeto de Desenvolvimento da Indústria da Região Metropolitana de Cuiabá, Marta Cassin, a metodologia terá como tópicos principais o levantamento de não conformidade, curso de sensibilização dos colaboradores, e assessoria de implantação e elaboração.
O programa será dividido em quatro encontros, terá um total de 42 horas, sendo 12 de treinamento teórico e 30 de consultoria nos empreendimentos, agendadas previamente com os empresários. Após a conclusão, a empresa receberá vistorias da Anvisa e um certificado.
Para Marta Cassin, o documento é uma das ferramentas mais importantes para potencializar a competitividade das empresas. “O certificado representa valor agregado aos produtos, a partir dos padrões de normatização, eficiência produtiva e segurança dos alimentos. Nesse caso, bebidas e alimentação”, reforça.
Serviço:
Contatos: 65 3648-1273/ 1274/1277
Marta Célia Cassin ou Lúcia Lorena
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso
0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
(065) 3648 1261 e 1262
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraematogrosso
twitter.com/sebraemt
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias