Aracaju – Preservar florestas contribui para a permanência dos ecossistemas e permite ao empreendedor rural diversificar fontes de renda. Há várias formas de gerar negócios com as florestas, sejam elas de Mata Atlântica, Caatinga ou Manguezal.
O projeto Frutos da Floresta envereda por esse caminho. A iniciativa pertence ao Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (Icoderus), com apoio do Programa Petrobras Ambiental e parceria do Sebrae em Sergipe e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O projeto será apresentado na Feira de Sergipe, naspraça de eventos da orla de Atalaia, em Aracaju, de 17 a 29 de janeiro de 2012
A utilização sustentável das árvores nativas pode ser aplicada na apicultura, fabricação de doces caseiros, alimento para os animais, produção de troncos, estacas e carvão. Segundo o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, coordenador técnico do projeto, a proposta é conscientizar e estimular os produtores rurais a não desmatar mais suas florestas e sim aumentar áreas preservadas com árvores nativas.
A Feira de Sergipe constitui uma vitrine para esse tipo de ação. Ela ocorre uma vez por ano no período de férias, com sergipanos e turistas de diversos estados visitando o evento. A ideia é conscientizar a população em geral sobre a importância das florestas e de se praticar o uso sustentável.
Produtos da floresta
“No estande, vamos divulgar os produtos da floresta, doces nativos como o de jenipapo, umbu, cajá, mangaba, o mel e o pólen, artesanato em fibra de ouricuri. O projeto quer mostrar que a floresta em pé pode gerar recursos e renda aos empreendedores rurais. É possível ter gado e milho em floresta e ela oferece novos produtos, que poderão ser comercializados nas entressafras”, destaca Ronaldo Fernandes
O projeto propõe promover a conservação, proteção e manejo nos principais ecossistemas de Sergipe, buscando formar uma cultura de preservação e uso sustentável. O Frutos da Floresta tem como meta beneficiar 600 famílias sergipanas de dez municípios e plantar 100 mil mudas de árvores nativas.
A Feira de Sergipe acontece nas Praças de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju, de 17 a 29 de janeiro de 2012.
Serviço
Sebrae em Sergipe – (79) 2106.7758 – www.se.agenciasebrae.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias