João Pessoa – Lançado em agosto deste ano, o projeto PontoCom já subsidiou 65 sites de micro e pequenas empresas. O investimento do Sebrae na Paraíba na iniciativa já ultrapassou os R$ 180 mil. As soluções custam, em média, de R$ 1 mil a R$ 2 mil. A instituição vai destinar ao projeto cerca de R$ 700 mil até agosto de 2012 para o projeto.
Os sites ficam pronto em 20 dias. O Sebrae cobre metade dos custos e oferece três pacotes básicos para a escolha da empresa – site, catálogo online ou e-commerce. Segundo a gestora do Projeto Farol Digital da instituição do Sebrae na Paraíba, Danyele Raposo, disse que em 2012 estão agendadas campanhas de reforço para estimular a participação de empresas do interior do estado. “A maioria dos negócios que procuraram as soluções e os subsídios são ainda da capital, no entanto já atendemos empresas de Patos, Campina Grande, Itaporanga, Princesa Isabel e alguns municípios do Litoral Sul”, comentou a gestora. Segundo ela, 90% das empresas atendidas preferem instalar sistemas de e-commerce.
Danyele destacou que o PontoCom promove uma mudança na cultura empresarial. “Estimulamos não somente a prestação do serviço, mas que as empresas de tecnologia cadastradas no projeto façam consultorias aos clientes, ofereçam um trabalho diferenciado, eduquem para a inovação”, contou.
Alcir Lima, dono da empresa Construir Sites, conta que sofria “com a desconfiança da classe pelos avanços que a rede propõe. Conseguimos mudar o olhar do empresários. Mesmo com pouco tempo de projeto, muitos já relatam que, depois de verem os produtos a internet, os clientes chegam sabendo exatamente o que querem”, reforçou Alcir. A empresária Cláudia Gueiros implantou um catálogo digital de seus móveis de madeira. “Tivemos uma experiência não muito bem sucedida com a construção de um site anterior e enxergamos no PontoCom uma saída profissional atestada, por uma instituição séria. Mesmo assim decidi investir a principio em algo mais simples e que exige menor investimento”, contou.
Com o catálogo em funcionamento, o passo seguinte foi implantar a ferramenta de e-commerce. Como a empresa também é uma indústria, a idéia é que todo o processo de vendas seja feito pelo canal, atingindo todas as regiões do país, exceto o Norte. “Em nossas pesquisas observamos que as regiões Sul e Sudeste consomem muito mais móveis de madeira. Para atingir esse público precisávamos desse sistema”, explicou.
De acordo com o especialista em tecnologias aplicadas e dono de um negócio de soluções em comunicação, Douglas Xavier, as empresas devem ficar atentas a algumas dicas para otimizar seus espaços virtuais e para não cair nos serviços amadores. “Na definição do projeto discuta com o profissional que fará o serviço, exponha suas necessidades e ouça as opiniões. Além das noções básicas de ter a logo em destaque, priorize a relação dos contatos para o cliente encontrar sua empresa rapidamente. Os serviços de links patrocinados também ajudam muito”, sugeriu o especialista.
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