Brasília – O povoado de Várzea Queimada, no município de Jaicós – a 440 km de Teresina, foi escolhido pelo designer Marcelo Rosenbaum, que participa do quadro Lar Doce Lar, do programa Caldeirão do Huck, para receber o A Gente Transforma em 2012. Durante 15 dias, um grupo de arquitetos, designers, comunicadores, artistas e estudantes se unirão à comunidade para implantar o projeto. As atividades serão desenvolvidas durante o mês de fevereiro. “Dessa parceria vai surgir um novo povoado, mais bonito, mais saudável, mais humano, mais rentável economicamente”, promete o blog do projeto.
“Em algumas casas, a água é armazenada em tonéis cheios de larvas de mosquito. Os banheiros são improvisados no quintal ou no mato. As pessoas tomam banho de canequinha. As crianças não têm onde brincar. É o lugar perfeito para ser transformado”, informa o texto do blog. Várzea Queimada foi eleita depois que a equipe do projeto visitou Jaicós, Francisco Macedo e Queimada Nova, em dezembro do ano passado. As três cidades foram escolhidas para participarem da seleção por terem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo e pela tradição artesanal com palha de carnaúba, barro, borracha e bordado.
“O Sebrae no Piauí dá apoio logístico ao projeto. Acreditamos no poder transformador de boas ações. Com capacitação, os artesãos terão a possibilidade de desenvolver produtos de melhor qualidade e mais competitivos no mercado, o que impulsionará a geração de emprego e renda nas comunidades”, comenta o diretor superintendente da instituição, Mário Lacerda.
Além do Sebrae no Piauí, o projeto conta com o apoio do governo do estado e da revista Casa Cláudia. “Através da parceria com a publicação, trinta produtos criados pelos artesãos piauienses serão expostos no Salão do Móvel de Milão, considerado o maior evento de design do mundo”, explica Rosenbaum. A primeira edição do A Gente Transforma aconteceu em 2010, no Parque Santo Antônio, zona sul da cidade de São Paulo. O projeto promoveu melhorias no bairro e promoveu a inclusão social e digital dos moradores da comunidade.
Os estudantes que farão parte do grupo do A Gente Transforma serão selecionados em um concurso cultural. Para concorrer, é necessário ter mais de 18 anos e cursar arquitetura, design, serviço social ou engenharia. Quem faz algum curso técnico ou de pós-graduação numa destas áreas também pode participar.O interessado deve inserir no Youtube um vídeo de até três minutos respondendo “quem é você, o que você faz, qual é a sua definição da palavra ‘comunidade’”. O candidato também deve enviar um texto de 30 linhas explicando “o que você faria, através do design sustentável, para requalificar a vida das pessoas que vivem em Várzea Queimada”.
Serviço
Mais informações sobre o projeto no site http://www.rosenbaum.com.br/tag/agt/.
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com.br/sebraepiaui
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias