Belo Horizonte – Artesãos do Alto Jequitinhonha estão triplicando sua renda com o apoio de projeto desenvolvido pelo Sebrae. Em dois anos eles conseguiram diversificar e melhorar a qualidade das peças, hoje vendidas para São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e Mato Grosso.
Desde 2009, 40 artesãos dos municípios de Datas e Senador Modestino Gonçalves foram capacitados pelo projeto. Eles receberam consultorias em design, comercialização, gestão, cooperação, acesso a mercado e atendimento a clientes. Os artesãos também participam de feiras e eventos do setor, onde têm acesso a novidades e ao comportamento do consumidor.
Para a presidente da Associação de Artesãos e Agricultores Familiares de Mercês do Aracaju, Marinete Vaz Neves, o trabalho de fibra de bananeira realizado em Senador Modestino é um resgate da época em que se faziam as esteiras dos tropeiros. O artesanato foi aperfeiçoado e, com a ajuda do Sebrae, os artesãos produzem caixas, flores, arranjos, bonecas e bandejas. “Além de diversificar os produtos, conseguimos melhorar a qualidade, garantir preços justos e principalmente trabalhar em grupo”, explica.
De acordo com estudo realizado pelo Sebrae, o número de peças produzidas aumentou mais de 90%. “A produção era de 30 peças mensais e passou para 100. Agora, conseguimos vender até 150 produtos por mês. Com qualidade, queremos vender ainda mais e conseguir novos mercados”, ressalta Marinete.
Outro dado importante apontado pelo relatório foi o aumento em 300% da renda do grupo. “O artesanato é minha única fonte de renda. Com o dinheiro que ganho foi possível reformar a minha casa e construir minha própria oficina”, conta Maria Raymunda Otoni, uma das 13 artesãs da cidade de Datas, conhecida pela produção de divinos de madeira. Os produtos já são vendidos para Brasília, São Paulo e Recife.
Serviço:
Sebrae em Minas Gerais
Assessoria de Imprensa (31) 3379-9275 / 9276
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias