São Paulo – O Sebrae em São Paulo atendeu mais de 420 mil microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas em todo o estado durante 2012, além de trabalhar junto com os governos municipal e estadual para melhorar o ambiente empreendedor. Foram mais de 4,5 mil cursos aplicados, superando 313 mil horas de consultorias e 13 mil palestras, oficinas e seminários realizados.
Foram várias as boas notícias que os donos de pequenos negócios receberam ao longo do ano passado, entre elas a primeira revisão que o Supersimples recebeu em seis anos. Os tetos de faturamento foram elevados, dentro das mesmas alíquotas e o impacto disso foi imediato no bolso do empreendedor, que passou a poder faturar mais, pagando a mesma taxa de imposto. Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae em São Paulo, explica que essa alteração mexe em uma necessidade antiga do empreendedor, que é deixar de limitar seu crescimento. “Esse foi sem dúvida um passo importante e uma conquista para os pequenos negócios que já respondem hoje por 99% das empresas do Brasil”, afirma.
O Sebrae em São Paulo também encerra o ano comemorando a marca de 75 municípios com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa implementada e a formalização de mais de 250 mil MEI paulistas. A instituição dedicou-se ainda a estabelecer parcerias em benefício dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Entre essas ações, destacam-se 11 parcerias firmadas com o governo do estado para fomentar o empreendedorismo, entre elas o Sebrae Mais Acessível, Via Rápida empresa, Acelera São Paulo e o Jovem Empreendedor Primeiros Passos – que capacitou cerca de três mil professores da rede estadual de ensino, que já estão repassando o conhecimento aos alunos.
“Em 2013, nossos esforços, conhecimentos e recursos estarão voltados para o aprimoramento do Simples Nacional, ampliando as faixas de faturamento, calibrando o Regime da Substituição Tributária e trabalhando pelo acesso de novas categorias econômicas ao Regime Tributário Diferenciado, permitindo com isso que o Simples Nacional seja acessível a todas as micro e pequenas empresas”, revela Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado.
Em 2012, a instituição também ajudou os empreendedores paulistas a inovarem seus processos: cerca de 20 mil empresas utilizaram as soluções de inovação do Sebrae em São Paulo, entre elas o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), lançado no ano passado e que já acompanhou 1,3 mil empresas. A instituição apostou ainda no apoio aos empreendedores pela conquista de novos mercados. Foram mais de 490 missões subsidiadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para os principais eventos do setor de comércio, indústria, serviços e agronegócios do país, tais como Agrishow, Francal, Couromoda e Pet South America.
Projetos do Sebrae em São Paulo também beneficiaram mais de 3,9 mil produtores rurais, com o objetivo de melhorar a competitividade dos pequenos negócios no setor agropecuário, priorizando os segmentos de fruticultura, olericultura, pecuária leiteira e cafeicultura em territórios específicos caracterizados por grande densidade de propriedades rurais, com foco em gestão, mercado e inovação.
Turismo
Em 2012, as micro e pequenas empresas do setor de Turismo receberam o total de 9.150 horas de consultoria, 462 palestras, oficinas, seminários ou minicursos e 61 missões técnicas de benchmarking – para identificação de melhores práticas na gestão de serviços. Na preparação dos empreendedores para a Copa 2014, o programa Sebrae 2014 realizou três grandes eventos de capacitação que reuniram mais mil empresários. Eles receberam informações sobre as oportunidades de negócios que o mundial de futebol deve gerar para as micro e pequenas empresas e como se preparar para aproveitá-las.
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