São Paulo – Maratona de negócios, programação direcionada para diferentes públicos, estande interativo que ensina a fazer modelo de negócios, consultores especializados prontos a dar informações. Essas são algumas das atividades que o Sebrae preparou para a Campus Party 2013, cuja abertura oficial é nesta terça-feira (29), às 10h, na capital paulista. O objetivo é transmitir conhecimento sobre empreendedorismo aos campuseiros, além de aproximar empreendedores e investidores.
“Nesse ambiente, considerado o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciências, cultura e entretenimento digital, construímos também nossa expertise para atender a esse público, segundo suas características, mais dinâmicas do que os negócios tradicionais ”, explica Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
Uma das ações inovadoras organizadas pelo Sebrae, em parceria com a Campus Party, é a Maratona de Negócios. Uma competição realizada com 213 participantes em que eles têm a oportunidade de desenvolver um protótipo ou um modelo de projeto e apresentá-lo a um grupo de investidores. As ideias de serviços e soluções tecnológicas devem ser úteis para os grandes eventos esportivos.
Além disso, toda a programação de palestras, mesas com consultores, painéis e debates foi elaborada com orientações para diferentes perfis de empreendedores, classificados em quatro categorias: Gafanhotos (sem contato com o mundo dos negócios), Águias (têm alguma ideia empreendedora), Tigres (que possuem empresa digital há, no máximo, seis meses) e Dragões (donos de empresas e startups consolidadas).
Quando o participante chega à Campus Party, ele recebe do Sebrae uma bandana e preenche on line uma ficha de diagnóstico. Ao entregar o diagnóstico com informações sobre suas expectativas e se já possui ou não empresa digital, recebe um kamisono (uma camisa que imita um kimono) e fica sabendo qual é a categoria mais adequada ao seu perfil.
Toda a programação do Sebrae no evento é indicada por cores e símbolos inspirados nas artes marciais. Assim, as ações são direcionadas ao público identificado nas faixas do judô: azul para Gafanhoto, amarelo para Águia, verde para Tigre e roxo para Dragão.
Perfis
Gafanhoto: aquele que está na Campus pela primeira vez, ainda vai descobrir o que é uma startup (empresas digitais recém-criadas ou em fase de desenvolvimento) e pensar em como pode utilizar seus conhecimentos digitais para se inserir na economia.
Águia: participante que já tem uma ideia, mas ainda não sabe se ela é viável, se é possível transformá-la em um negócio ou quanto investimento isso demandaria.
Tigre: tem uma pequena empresa, mas ainda é novo na área. Está operando há menos de seis meses e tem muitos desafios pela frente.
Dragão: tem mais de seis meses de funcionamento e conhece os desafios do negócio, mas geralmente precisa ajustar o “leme” para seguir em frente e expandir.
Sebrae Experience
Um dos destaques da área de exposição da Campus Party 2013 fica com o estande Sebrae Experience. O espaço de 100 m² é decorado com motivo oriental e inspirado nas lutas marciais. O tema foi escolhido em virtude da filosofia vivenciada pelos orientais, que prega o esforço e a perseverança para atingir os objetivos. O Sebrae pretende, assim, mostrar que tais valores também devem ser aplicados ao mundo dos negócios, onde disciplina e planejamento são fundamentais.
O estande foi configurado para que os visitantes possam visualizar e aprender como funciona a metodologia utilizada pelo Sebrae para gestão de empresas e empreendimentos: o Quadro de Modelo de Negócios. Os 100 m² foram divididos em nove ambientes, que correspondem aos nove componentes básicos para identificar criação, entrega e captura de valor do empreendimento. São eles: proposta de valor; segmento de clientes; canais; relacionamento com clientes; recursos; parcerias; atividades; estrutura de custo e fontes de renda.
A programação do estande se divide em palestras sobre cada tema da metodologia, visitas guiadas com consultores especializados e percurso interativo.
Outra novidade que o Sebrae apresenta na sexta edição da Campus Party é um diário de bordo feito por oito campuseiros, dois de cada categoria de empreendedores. Durante um dia inteiro, eles vão usar um capacete com uma câmera acoplada para registrar como é a rotina de cada um. Além disso, uma equipe de filmagem vai acompanhar esses participantes. Os registros serão editados e postados no hotsite do Sebrae para a Campus Party 2013.
Sobre a Campus Party
A Campus Party 2013 acontece de 28 de janeiro a 3 de fevereiro no Anhembi, em São Paulo, com o objetivo de reunir oito mil pessoas interessadas em internet e tecnologia. Essa é a sexta edição do evento no Brasil e deve ser o maior ponto de encontro das comunidades digitais do país desde a sua primeira realização, em 2008. Ao longo dos seis dias de evento, mais de 200 mil pessoas devem passar pela Campus.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias