Maceió – O desperdício e a má gestão dos recursos naturais são motivo de preocupação e discussão para líderes mundiais. Entretanto, são as ações pensadas localmente que trazem resultados. Foi assim que surgiu o Comitê de Energia Renovável, em Maceió, que tem o objetivo de trocar informações e construir uma agenda voltada para o desenvolvimento de ações e estudos sobre possíveis fontes geradoras de energia.
O comitê é formado pelo Sebrae em Alagoas, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Algás, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Centro Universitário Cesmac.
No grupo, o papel do Sebrae é levar informações sobre os projetos desenvolvidos pela instituição com relação à energia renovável, aquela proveniente de recursos naturais como sol, chuva e vento, e que, por sua alta capacidade de conversão, emite pouco ou nenhum resíduo poluente.
De acordo com o gerente de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae em Alagoas, Everaldo Figueiredo, as energias renováveis são ótimas opções porque são ilimitadas. “Outro ponto positivo é que a maioria não polui o ar e a água durante o processo de queima. Mamoma, eucalipto, capim elefante e óleo residual são algumas das possíveis fontes que iremos trabalhar que podem servir de material para estudos no grupo”, destaca Everaldo.
Na última reunião do comitê, realizada em junho, foram abordados o levantamento do potencial de geração de energia a partir do aproveitamento de resíduos agropecuários. Também foram feitos levantamentos sobre o poder calorífico e a caracterização dos componentes do lixo urbano, os modelos de negócios para reciclagem de óleo de fritura, além da viabilidade técnica do uso da vinhaça para geração de energia.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias