Recife – O Sebrae em Pernambuco apresentou, na noite desta terça-feira (06), os empreendimentos que se destacaram nos quesitos qualidade, produtividade e competitividade na etapa estadual do Prêmio de Competitividade Para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2011.
“No mundo em que estamos, qualidade e preço são fundamentais para que nossos produtos possam competir. E qualidade é justamente um dos cernes desse programa”, afirmou o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Roberto Castelo Branco.
A12ª edição do prêmio teve a participação de 2.471 empresas, que se inscreveram e responderam ao questionário de autoavaliação. Esse material deu origem a um diagnóstico gratuito sobre os pontos fortes e as oportunidades de melhorias de cada negócio. “O empresário registra como é a gestão de sua empresa. A proposta é incentivar essa empresa a buscar a qualidade continuamente”, afirmou Telma Gomes, gestora estadual do MPE Brasil.
As empresas disputaram o troféu estadual em oito categorias: Serviços, Comércio, Indústria, Agronegócios, Serviços de Turismo, Serviços de Educação, Serviços de Saúde e Serviços de Tecnologia, além do Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque em Inovação. Além de troféu e certificado de participação, as empresas vencedoras receberam uma capacitação de 16h dentro do catálogo de soluções empresariais do Sebrae.
As vencedoras da etapa estadual foram: Bambino (Comércio); Beco de Noronha Pousada (Serviços de Turismo); Colégio Criativo (Serviços de Educação); Indústria de Laticínios Queijo Venturosa (Indústria); Núcleo Digital (Serviços); e Simpharma (Serviços de Saúde). Já o Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e o Destaque de Inovação ficaram com a Campo Fertile Delicatessen, de Igarassu.
“A Campo Fertile também tem essa responsabilidade social e ética. Sobretudo, para dar esperança aos jovens que esperam uma oportunidade. E essa oportunidade o Sebrae nos deu”, afirmou Inês Helena Gurgel, proprietária da Campo Fertile.
Seleção
A escolha dos vencedores teve como base os Critérios de Excelência da Gestão da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). É a partir da adoção desse modelo que a empresa obtém, entre outros pontos, melhorias no processo e produtos, redução de custos, aumento da credibilidade da empresa e reconhecimento público. O modelo é constituído por fundamentos como liderança, clientes, estratégias e planos, processos e resultados.
O MPE Brasil tem como objetivo promover a melhoria na qualidade, produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas. Procura ainda reconhecer boas práticas de gestão no negócio. Realizada pelo Sebrae, a premiação tem como parceiros o Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade, além de entidades como Canal Futura, Petrobras, Facep e Propeq, entre outras.
Serviço
Sebrae em Pernambuco
www.pe.sebrae.com.br
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
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