Teresina – A cidade piauiense de Pedro II sedia o Encontro de Produtores de Joias, nesta sexta-feira (9). O evento é promovido pelo Sebrae no Piauí, por meio do Projeto Gemas e Joias.
O Sebrae no Piauí desenvolve diversas atividades em Pedro II com foco na sustentabilidade da extração da opala, na competitividade dessa cadeia produtiva e na comercialização das joias produzidas no município. A opala só é encontrada no interior da Austrália e em Pedro II. Espera-se que até o final do ano, a pedra deve receber o certificado de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A conquista dessa certificação tem gerado expectativa nos produtores piauienses. Eles defendem que, além de valorizar o produto, a IG vai facilitar a conquista de novos mercados – no interior e exterior – e aumentar a comercialização.
De acordo com a gerente de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae no Piauí, Mirna Rocha, várias ações são realizadas para promover a integração entre garimpeiros, joalheiros e lapidários. “Levamos conhecimento a essas pessoas para que possam desenvolver suas atividades com mais qualidade e eficiência”, declara.
A programação Encontro de Produtores de Joias inclui diversas palestras, entre elas: Marketing Pessoal e Postura Profissional, com a consultora do Sebrae no Piauí, Vanessa Alencar; Encante o Cliente e Conquiste o Mercado, com o analista de Mercado do Sebrae no Piauí, Helder Freitas; Sistema de Informação Gerencial, com o gerente da empresa Info Company, Sigefredo Pacheco Filho; e Design de Joias, com a consultora Rimena Canuto.
Além de palestras, o encontro terá também um painel sobre Análise de Uso de Tendências e uma dinâmica integradora.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com.br/sebraepiauí
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias