Goiânia – Em todo o estado de Goiás, apenas duas empresas tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a comercialização de mel. Além do controle de qualidade, o carimbo chancela o produto para os mercados nacional e estrangeiro. Em breve, um terceiro estabelecimento terá a autorização.
Em processo final de implantação do SIF, a Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais (Coapro), de Orizona (GO), gerencia a Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM). A fábrica foi viabilizada por uma parceria com o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e a prefeitura municipal. O diretor da cooperativa, Maurílio Pereira de Castro, conta que foram investidos R$ 120 mil na adequação da UBM para receber o SIF.
Segundo ele, a unidade tem capacidade para envasar, até 1,5 kg de mel por dia, em embalagens de 20g a 320g. Lourival Gonçalves de Oliveira, dos Apiários Doce Vida, é um dos cooperados. Ele produziu 4,5 toneladas de mel em 2011 e espera que a UBM melhores o preço do produto da cooperativa.
Expectativa compartilhada por Sebastião José da Silva, o Seu Fiico, dos Apiários Silflora, um dos pioneiros na exploração da apicultura em Goiás. Em 2011, ele produziu dez toneladas de mel. Ele espera que a UBM possa unir ainda mais os produtores e despertar neles a vontade de capacitação contínua. “Estão estudando muito pouco e a evolução na apicultura é diária”, adverte.
O gerente de Desenvolvimento Rural da unidade estadual do Sebrae, Joel Rodrigues Rocha, lembra que a instituição trabalha com os apicultores há mais de dez anos. A instituição realizou estudos e pesquisas para identificar o perfil da produção na região. “Se não fosse o Sebrae o SIF não teria saído”, ressalta Maurílio.
Integram o projeto da cadeia produtiva de mel na região de Orizona a Associação dos Apicultores do Estado de Goiás (Api-Goiás), Secretaria da Agricultura de Goiás (Seagro), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conab, Universidade Federal de Goiás (UFG), Banco do Brasil, Conselho Territorial de Desenvolvimento Regional Sustentável (CTDRS) e Sebrae Goiás.
Serviço:
Informações para a imprensa:
Oficina de Comunicação (62) 3225.4899
Sirlene Milhomem (62) 8176.0297
Lorena de Araújo (62) 9227.2760
Warlem Sabino (62) 9646.9037
Informações: (62) 3250-2232
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias