X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Selo do SIF abre portas para frigorífico goiano


Goiânia – A Frigorífico de Peixes, localizada em Bonfinópolis (GO), a 35 km da capital, é a primeira empresa do estado a conquistar o certificado do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O sócio-proprietário Ilton José da Silva explica que só buscou o serviço após consultoria do Sebrae em Goiás, há dois anos. “O SIF está abrindo portas para nossas vendas no mercado interno e externo”.

O frigorífico também estimulou o acesso de produtores de peixe de todo o estado ao mercado. Ilton conta que 40 piscicultores de Goiás são seus fornecedores.

Mesmo com capacidade para abater seis toneladas de pescados por dia, a empresa utiliza apenas 10% de seu potencial. “Abatemos somente 25 toneladas mensais”, diz Ilton. Segundo o empresário, o motivo é o comércio clandestino de peixes. “Creio que 80% dos pescados vendidos no país não têm o carimbo do SIF”, observa. Para o empreendedor, essa realidade impede mais investimentos em frigoríficos que poderiam abrir espaço para piscicultores, qualificar o produto final e regular o preço para o consumidor. “Se não fosse o peixe  clandestino, poderíamos comprar e vender cinco vezes mais”, analisa.

Ilton destaca que o Sebrae em Goiás pode ajudar ainda mais o piscicultor, promovendo campanhas similares à do projeto de suínos. “A instituição já trabalha no setor por meio de ações como o Programa Alimentos Seguros (PAS), mas precisamos de uma mídia consciente para o mercado de peixes”, enfatiza.

Investir na ampliação do consumo de peixes em Goiás é uma das missões do Sebrae. Em Itumbiara (GO), distante 200 km de Goiânia, a Associação de Pescadores Artesanais do município faz uso do Programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia.

Segundo Flávio Rodrigues da Silva, vice-presidente da Associação, a consultoria pode favorecer aproximadamente 500 pescadores da região. Ele explica que por meio do programa a entidade vai poder usar áreas da Represa de Furnas para produção de peixes em tanques redes. “O Sebrae em Goiás subsidia 80% do plano, encaminhando todos os procedimentos para a liberação e montagem da piscicultura”.

Merenda escolar

Entre as ações executadas, Flávio destaca o Procedimento Operacional Padrão (POP), com treinamento ministrado em Itumbiara pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com a capacitação, os associados já pensam em fornecer pescados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O primeiro produto que deve entrar na merenda dos alunos das escolas públicas de Itumbiara é a almôndega de peixe.

Serviço:
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800 
Oficina de Comunicação – (62) 3225-4899
Agência Sebrae de Notícias (ASN GO) – (62) 3250-2268
Programa de Desenvolvimento Rural do Sebrae Goiás – (62) 3250-2316
Frigorífico de Peixes: (62) 3334-2100

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot