Vitória – Em tempos de fast food e produtos industrializados, nem sempre os consumidores se atentam para uma alimentação livre de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Pensando nisso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com diversas organizações, vai promover a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos em todo o país, entre sexta-feira (28) e sábado (02).
O evento pretende esclarecer a população sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais destes produtos. “A estratégia da Semana é justamente popularizar o acesso aos orgânicos para que todos possam usufruir de uma alimentação mais saudável”, comenta a analista de Atendimento ao Agronegócio do Sebrae no Espírito Santo, Juliana Castro.
Além de mais saborosos, os alimentos orgânicos se conservam por mais tempo na geladeira sem perder as qualidades nutritivas. Seu processo de produção é cuidadoso e o resultado são alimentos mais ricos em vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para a saúde.
Durante os sete dias de evento, serão oferecidas palestras, seminários e debates, oficinas para produtores, degustação de produtos orgânicos e outras atividades culturais. Na quarta-feira (30), será realizada uma feira em comemoração ao Dia Especial da Agricultura Orgânica, no estacionamento da Praça do Papa, em Vitória.
A Semana é voltada para o público em geral e acontece gratuitamente em diversos locais da cidade. A realização é do MAPA com diversos parceiros estaduais. No estado, o evento apoio do Sebrae no Espírito Santo, Instituto Chão Vivo, Colégio Marista e das prefeituras de Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Serra e Vitória, entre outras instituições.
A Semana mostrará também o projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), desenvolvido pelo Sebrae no Espírito Santo. O programa leva a agricultura orgânica a pequenas propriedades rurais. Os kits entregues aos agricultores permitem a subsistência da família e o aumento da renda da propriedade com a venda do excedente .
Junto com parceiros públicos e privados, o Sebrae presta assistência técnica aos produtores que aderem ao PAIS. A expectativa é que o programa seja aplicado em 18 municípios do estado e beneficie cerca de 540 famílias. Seis municípios já são atendidos pela iniciativa: Mimoso do Sul, Apiacá Muqui, Presidente Kennedy, Pinheiros e Dores do Rio Preto.
Serviço
Assessoria de Comunicação do Sebrae no Espírito Santo
Karla Monteiro
Amanda Freitas / Larissa Fafá
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias