Brasília – Inclusão Financeira e Microcrédito. Esse foi o tema discutido no painel da tarde desta quarta-feira (5), durante o Seminário ABDE/BID – O Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento no Desenvolvimento Regional e o Fomento ao Investimento Privado de Longo Prazo. Promovido pela Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento aconteceu na sede do Bancoob, em Brasília.
O painel teve moderação do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Os debates contaram com a participação de representantes da Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Todos destacaram experiências do microcrédito para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e das comunidades.
Na abertura do seminário, Carlos Alberto dos Santos ressaltou a importância de se discutir o tema e de apresentar iniciativas que utilizem esse modelo. “É bastante significativo perceber que cada vez mais microcrédito está relacionado com inclusão financeira”, observou o diretor-técnico do Sebrae.
José Domingos Vargas, presidente da AgeRio, falou do papel do crédito orientado nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Ele assinalou como esse instrumento contribui para a inclusão social e o estímulo ao empreendedorismo. Marcos Vale, representante da Afeam, abordou o trabalho realizado pela agência amazonense para interiorizar os financiamentos a pequenos negócios de todos os setores. Finalmente, Guerino Balestrassi, presidente do Bandes, falou da figura do Agente de Crédito. Esse profissional se encarrega de disseminar a cultura do crédito nos municípios, aliada à educação financeira e à qualificação dos empreendedores.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias