Cuiabá – Comprar produtos pela internet ainda é visto com desconfiança por muitas pessoas, mas em Cuiabá (MT) um site especializado em compras coletivas tem conquistado cada vez mais espaço nesse mercado. Em apenas dois anos de atuação, o Cabeça de Pacu agrega 250 empresas anunciantes, 60 mil clientes cadastrados e já movimentou o equivalente a R$ 2 milhões em vendas.
O negócio começou com alguns anúncios promocionais de lojas e vendas de ingressos para casas noturnas. Hoje, o Cabeça de Pacu faz parte da Inex Tecnologia, empreendimento que existe há 14 anos e desenvolve sites para empresas. “O retorno mostrava que a ideia do e-commerce estava dando certo. Mesmo assim, queríamos algo mais. Então, decidimos criar um produto próprio no qual as pessoas pudessem reconhecer nossa marca. Criamos a UsePacu – griffe de camisetas estampadas com ícones mato-grossenses, como o próprio peixe pacu, por exemplo”, explica o arquiteto Leonardo Hugueney, sócio da Inex.
Hugueney, que procura aprimorar conhecimentos na área por meio de capacitações, participou recentemente do curso Internet para Pequenos Negócios, do Sebrae em Mato Grosso. Ele conta que o site passou a vender produtos e serviços diversos, com foco especial nas vendas da UsePacu e ingressos – mais 270 mil foram foram vendidos. O cliente paga via cartão de crédito e retira os produtos nas lojas. “A compra de ingressos antecipadamente garante comodidade e evita transtornos”, destaca Leonardo.
O empreendedor anuncia para 2013 o lançamento do shopping virtual, que contará com um número ainda maior de lojas e empresas cadastradas. O novo formato mudará também o sistema de entrega dos produtos que, segundo Hugueney, passaram a ser levados nas casas dos clientes.
Até o final de 2012, as vendas on line estão estimadas em torno de R$ 21 bilhões – crescimento de mais de 25% em relação ao ano passado, quando o consumo de bens e serviços via web ficou em torno de R$ 18,7 bilhões no Brasil. No entanto, apenas um quarto das micro e pequenas empresas (MPE), que representam atualmente 99% dos estabelecimentos comerciais do país, já aderiram ao mercado virtual. Os dados são do relatório WebShoppers, que tem o objetivo de analisar a relação do internauta brasileiro com o e-commerce, além de descobrir meios de melhorar o desenvolvimento do comércio eletrônico nacional.
Com base nessa realidade, o Sebrae incluiu na programação de capacitação empresarial o curso de Internet para Pequenos Negócios. Voltado para proprietários de MPE e interessados na área, o curso traz conteúdos como construir um site; preparar a empresa para vender na internet e em um shopping virtual, além de cuidados para manter a marca nas redes sociais.
Benefícios
O técnico de Educação do Sebrae em Mato Grosso, Wanderlei Arruda, diz que o objetivo do curso é chamar a atenção dos empreendedores para os benefícios que essas ferramentas podem trazer, como o aumento da competitividade.“Os resultados advindos de um negócio na internet são revolucionários. Mas, essa inclusão deve ser uma extensão da capacidade de produção da empresa. Ela precisa ser estruturada, com logística, pessoal e gestão de acompanhamento dos processos”, frisa. Ele ressalta que Facebook e Twitter precisam ser gerenciados de forma a preservar o profissionalismo e a imagem do negócio.
Serviço:
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