Aracaju – Quarenta e um artesãos sergipanos disputam a terceira Edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, iniciativa que busca reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, com a seleção das 100 unidades produtivas mais competitivas do país. O número de inscritos é três vezes maior que o registrado no último concurso, em 2009, quando foram apenas dez.
Sergipe participa do prêmio com peças de renda irlandesa, decorativas de papelão, cestas e mandalas feitas com palha, máscaras, bordados em ponto cruz e peças artesanais produzidas com feltros e tecidos.
“Temos um artesanato bastante diversificado e acredito que poderemos ter vários sergipanos entre os finalistas. A riqueza da nossa arte encanta o país e com certeza isso terá reflexo na premiação”, ressalta o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos.
Qualidade estética e valor cultural são importantes para a confecção de peças artesanais, porém, o que diferencia o TOP 100 de Artesanato da maioria dos prêmios é o fato da avaliação ir além destes requisitos, e levar em conta outros elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato.
São 11 os critérios de avaliação: inovação dos produtos, adequação econômica, adequação ergonômica dos postos de trabalho, adequação ambiental, eficiência produtiva, adequação cultural, embalagem, qualidade percebida, práticas comerciais, responsabilidade social e gestão estratégica.
A relação dos vencedores será divulgada em agosto de 2012. Em todo o país foram inscritos 1.826 artesãos. Os premiados poderão expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional, além de usar o selo Sebrae TOP 100 de Artesanato – 3ª Edição até dezembro de 2014 e divulgar seus produtos no catálogo do prêmio.
Serviço:
Sebrae em Sergipe – (79) 2106.7758
www.se.agenciasebrae.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias