Maceió – Um dos maiores eventos da moda de Alagoas, o Trend House 2012, que segue até esta sexta-feira (17), teve a preocupação de incentivar os estilistas e designers alagoanos a utilizarem em suas coleções as matérias-primas do artesanato local, como o bordado de filé, a palha de ouricuri (palmeira típica da região) e a folha da bananeira.
A marca Dora Marques, especializada em moda praia, é um exemplo. Os croquis da empresa foram entregues a duas entidades de artesanato locais – Associação Mulheres de Fibra de Maragogi e Associação dos Artesãos de Coruripe – para que criassem acessórios que pudessem ser usados na coleção.
A Associação Mulheres de Fibra enviou para o evento carteiras e braceletes feitos com filé e palha de bananeira. Já as artesãs de Coruripe confeccionaram bolsas de palha de ouricuri. As peças estão expostas no Pop Up Store e disponíveis para venda e encomenda.
Segundo James Silver, curador do Trend House, a marca de acessórios Santa Paz, que realizou seu desfile nessa terça-feira (14), no Cais do Porto de Maceió, apresentou colares e pulseiras produzidos com a renda filé e o bico singeleza.
Para o curador do Trend House 2012, a proposta é estimular as marcas alagoanas a utilizarem o handmade (produção feita à mão). A ideia é que a semana de moda fique conhecida no mercado nacional pela união do contemporâneo com o artesanato regional.
“A intenção é que essa parceria dê certo e possa ser propagada. Vamos incentivar os designers a utilizarem nosso artesanato em suas coleções e fazer com que nossa moda seja conhecida nacionalmente. Estimulando esse mercado local, fazemos girar a economia dentro do nosso próprio estado”, destaca James Silver.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias