X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Workshop ressalta incentivo às incubadoras de empresas


Foz do Iguaçu – Uma metodologia para fortalecer o trabalho das incubadoras de empresas brasileiras, para que elas apoiem o surgimento de negócios cada vez mais inovadores foi o tema do workshop Sebrae/Anprotec, realizado nesta segunda-feira (17) em Foz do Iguaçu. O encontro previu a implantação do modelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) na programação do 22º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e do 20º Workshop Anprotec.

Os dois eventos acontecem no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no Paraná, até a próxima quinta-feira (20). Participam membros de incubadoras, parques tecnológicos e instituições públicas e privadas. O Sebrae é realizador do seminário e do workshop em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Esse é o segundo evento promovido pela Anprotec e Sebrae com foco no Edital 01/2011, lançado pelas duas instituições para apoiar a implementação do modelo Cerne.

A chamada selecionou 152 incubadoras em 20 estados. Desse total, 44 se tornarão centros de referência no nível 1 em até dois anos. Para isso, precisam pôr em prática uma série processos-chave e sistemas que aprimoram a gestão e incorporam a inovação com mais força ao cotidiano.

As demais 108 incubadoras realizarão diagnóstico de seus estados atuais de operação para adotarem o Cerne. Esse processo se dará de acordo com um segundo ciclo de editais planejados pelo Sebrae e Anprotec, com planejamento até 2018. Neste período, é esperado que todas as incubadoras de empresas participantes alcancem o nível 4, o último da metodologia.

Intercâmbio

Maria de Lourdes da Silva, analista do Sebrae, destaca o intercâmbio de conhecimentos que haverá entre as instituições beneficiadas pelo edital. “A colaboração dinamiza o acesso ao conhecimento e às oportunidades. Também incentiva a melhoria contínua num processo de extrema troca de experiências por meio da elaboração de projetos de forma compartilhada”, observa.

Surgida em 2007, a metodologia Cerne envolve quatro níveis de referência. Ela é inspirada em modelos internacionais bem-sucedidos de incubação de empresas, porém, voltada à realidade brasileira. Sheila Oliveira Pires, superintendente-executiva da Anprotec, destaca a importância do edital. “Sem esse apoio, as incubadoras levariam mais tempo para atingir o nível proposto pelo Cerne. Por isso, é muito relevante essa nossa parceria com o Sebrae”, elogia Sheila.

Antônio Mascarenhas, representante da Incubadora de Negócios da Universidade Salvador, ressalta a importância do workshop sobre o Cerne. Na ocasião, foram apresentados programas do Sebrae como o Sebrae Mais, voltado para pequenas empresas avançadas, e o Sebraetec, de consultorias tecnológicas. “Aqui há muitas informações que agregam valor ao nosso trabalho, principalmente no campo tecnológico”, diz o representante .

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot