Dando seguimento ao artigo Como fazer propaganda, seguem algumas dicas para não fazer parte de um mercado que tem um bando de cegos, procurando um gato preto em um quarto escuro.
Talvez até mais importante do que criatividade e habilidade técnica, é fundamental medir se sua estratégia está trazendo retorno. Para te ajudar nisso, compartilharei as métricas que usamos no Empreendemia, baseadas no modelo AARRR (igual a um pirata ou ao tigre do Sucrilhos).
O conceito do funil de vendas
O conceito básico do marketing é: preciso fazer um número grande de pessoas me conhecer. Dessas, só algumas demonstrarão interesse. Dessas, só algumas comprarão. Ou seja, o número de pessoas em cada etapa vai diminuindo, assim como um funil (representação visual).
Para se aprofundar melhor, confira o artigo As 5 etapas que o cliente passa antes de comprar seu produto.
Aquisição
A primeira análise a fazer é: quantas pessoas novas conheceram minha empresa esse mês?
Uma excelente forma de analisar esse número é através do Google Analytics. Tudo bem que esse número não terá a maior precisão do universo, mas acompanhar essa métrica ao longo do tempo é uma ótima forma de ver se você está conseguindo atrair pessoas para o seu funil.
Ativação
Dessas pessoas que chegaram ao seu site, quantas eram realmente clientes em potencial?
Para medir a ativação, você pode analisar as visitas na página de algum produto, quantas pessoas assinaram sua newsletter, te mandaram um e-mail, etc.
Receita
Agora sim o assunto ficou interessante! Quanto seu site está trazendo de retorno financeiro?
Se você tem uma loja virtual, isso é fácil de ser medido pelo Google Analytics. Se seu site serve para fazer as pessoas te ligarem ou mandarem um e-mail, vale a pena ter um ramal e e-mail específico que só é divulgado no site.
Se seus clientes entraram em contato por esses meios, você sabe que seu site está trazendo resultado$.
Retenção
Infelizmente, valorizar o freguês é uma coisa extremamente importante que todo mundo sabe, mas quase ninguém faz direito.
A ideia básica é: se seu produto custa 100 reais e eu compro 1 vez, você ganhou 100 reais. Se eu comprei todo os meses do ano, você ganhou 1200 reais. Quanto mais tempo eu continuar seu cliente, maior o retorno que você terá comigo. Vale a pena relembrar a dica: Transforme seus clientes em fregueses.
Fazer o máximo para fidelizar seu cliente é fundamental se você quer ter um marketing eficiente. Mais uma vez, o Google Analytics consegue te ajudar bastante a medir esse retorno.
Referência
Já falamos algumas vezes sobre um tipo de cliente que é muito especial, o entusiasta (confira o artigo Entusiastas: as pessoas responsáveis pelo marketing boca-a-boca).
Se você criou uma experiência memorável para o cliente, ele falará da sua empresa para seus amigos, familiares, cachorro, colegas de trabalho, papagaio, Chuck Norris, etc.
Além de possibilitar o compartilhamento da sua página através das redes sociais (veja o botão do Twitter e Facebook no começo dessa página), você pode criar campanhas do tipo “Indique um amigo e ganhe X% de desconto”.
Pelo Google Analytics, você também pode medir isso.
Conclusão
Além da presença marcante de Chuck Norris, que não podia faltar no artigo, você deve ter reparado uma coisa: o Google Analytics torna possível medir de perto o retorno que seu site está trazendo. Logo depois do fluxo de caixa, o Google Analytics é um dos melhores amigos do empreendedor.
Se você é de São Paulo e quer conhecer melhor a ferramenta, amanhã (19/02/2011) vai rolar um curso de Google Analytics com Ruy Carneiro, profissional bem renomado na área. Confira mais sobre esse curso aqui.
Abraços,
Millor Machado (entusiasta do Google Analytics; e do tigre do Sucrilhos)
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Veja também:
- Google Sidewiki: Comente QUALQUER site da internet
- Como fazer propaganda
- Aprenda a colocar informações atrativas sobre seus produtos no site