O que será que faz do Vale do Silício o maior centro de inovação do mundo? Tanto aqui no site como nas discussões que já promovemos por aí, a chave do sucesso do Valley parece ser uma incógnita. Mas é interessante analisar como as opiniões de quem já viveu essa realidade ou de quem já passou por lá permitem termos uma visão mais generalizada do ambiente, que tanto fomenta o empreendedorismo tecnológico mundial. E para contribuir mais um pouco com essa discussão, o Blog Pale Blue Dot compartilhou seus palpites através desse post, onde eles sugeriram alguns pontos essenciais que tornam o Vale do Silício a ser esse centro de cultura inovadora. Olha só:
Empreendedorismo
Várias cidades do mundo estão tentando replicar o sucesso do Valley, oferecendo construções extravagantes, conexões de banda larga e redução de impostos. Isso é um tanto fora da realidade. A inovação não é gerada pela política ou infraestrutura. Está na cara que os empreendedores são os únicos que podem perturbar os modelos de negócios e criar novos produtos. É o potencial humano quem impulsiona a inovação.
Cultura acolhedora
Ao visitar as pessoas do Silício é possível perceber algo de diferente nelas. Elas gostam de conhecer outras pessoas, discutir ideias, compartilhar informações, fazer networking. Todos são acessíveis e têm a mente aberta. E, além do mais, existem vários eventos onde é possível conhecer pessoas. Toda essa cultura promove a inovação.
A importância da execução
As pessoas gostam de aprender uns com os outros e ninguém está preocupado se alguém vai roubar uma ideia, pois a regra principal de lá é a execução. Ideias não valem nada sem bons executores.
A beleza do que é simples
Não tente dominar o mundo. Seja humilde e siga um passo de cada vez. Concentre-se em algo simples e fácil de ser entendido pelos consumidores e faça-o da melhor maneira possível. Defina seu negócio em uma frase no verso do seu cartão de visitas. Simplifique tudo e depois esteja preparado para crescer.
Mentoring
No Valley, quem é mais experiente ajuda os novatos de uma maneira muito informal. Algumas coisas que você precisaria de anos para aprender pode ser dominada em poucas semanas. As pessoas têm uma grande alegria para ser mentores de empreendedores talentosos. Faça perguntas, não se acanhe. Quando você se tornar bem sucedido, passe para frente o que aprendeu e não deixe quebrar esse círculo vicioso.
Ecossistema favorável
Empresários, capitalistas de risco, pessoas de private equity, conselheiros, executivos, imprensa,… o Vale tem um ecossistema vibrante e integrado que se sustenta sozinho, como em nenhum outro lugar do mundo. E não há participação do governo.
Mentalidade empreendedora
Pense grande. Sua ousadia é o único limite que você vai enfrentar. Não tenha medo do fracasso, pois isso é parte do sucesso. Os vencedores costumam ser reconhecidos pelas suas atitudes otimistas desde cedo.