Se você estiver lendo esse artigo de um computador, tablet ou smartphone observará que as teclas da parte superior do teclado são Q W E R T Y U I O P, nessa ordem. Por isso chamam esse teclado de padrão QWERT. Por que a maioria dos teclados segue esse padrão? Quem inventou essa seqüência?
Em 1868, o inventor Christopher Sholes resolveu projetar um teclado de máquinas de escrever, onde pares de letras utilizados com maior freqüência na língua inglesa ficassem separadas em partes opostas do teclado. Com isso, ele reduziu o travamento dos rudimentares mecanismos das máquinas de escrever da época. Mais tarde Christopher vendeu sua patente para a Remington em 1873… Alguém se lembra dessa marca? Quantas vezes você sujou sua mão colocando fita na máquina? Quantas vezes você teve que datilografar uma folha inteira novamente porque não existia a tecla DELETE?
Lembro-me do primeiro curso que fiz, aos 13 anos, no SENAC – Datilografia. No último dia saí todo orgulhoso por ter passado na prova final, ocasião em que digitei um texto numa máquina Remington num tempo abaixo do mínimo necessário. Um detalhe: colocaram uma madeirinha para eu não ver o teclado. A repetição exaustiva das sequências: QWERT, YUIOP, ASDFG… ficou cravada na memória e até hoje digito, inclusive esse artigo, com as duas mãos sem olhar para o teclado.
Segundo notícia divulgada pela Veja, no dia 26 de Abril, a última empresa no mundo que ainda fabricava máquinas de escrever, a Godrej and Boyce, fechou as portas em Mumbai, Índia. Apenas 200 máquinas restavam no estoque da empresa. Por qual razão? Não é muito difícil responder, certo? “Não estamos mais recebendo pedidos”, disse o gerente da fábrica, Milind Dukle, ao jornal indiano Bussiness Standard.
O computador de mesa matou a máquina datilógrafa; o notebook matou o computador de mesa; o netbook matou o notebook e agora o tablet está matando o netbook. O fax matou o telex; o email matou o fax e o twitter matou o email. Quem matará o tablet? Quem matará o twitter? Só Steve Jobs sabe!
O certo é que hoje nossos filhos e sobrinhos, a nova geração de consumidores e homens de negócios, estão deixando de usar emails e se comunicando pelo twitter com apenas 140 caracteres numa rapidez maior do que a da velocidade da luz.
Alguns vendedores não sabem ainda ligar um computador, outros não têm sequer um email. Alguns entraram nas redes sociais, mas só para postar suas fotos e atrair apenas parceiros e namorados(as). Outros estão usando as redes sociais para alavancar negócios e relacionamentos poderosos. Alguns são tiradores de pedidos. Outros estão fechando negócios milionários porque estão na hora certa, no lugar certo com o produto certo e falando com a pessoa certa.
Pensando nisso, resolvi mostrar dez ferramentas poderosas da Internet que podem alavancar sua rede de relacionamento, seu poder de influência e suas vendas:
1- Homepage do cliente – Aqui você descobrirá muito sobre seu cliente antes de por a mão no trinco ou no telefone para conversar com ele: estrutura, faturamento, tamanho, unidades, portfólio de produtos, lista de clientes… Eles fazem isso antes de se reunirem contigo e sabem tudo sobre você, seu produto, preço, características e concorrência
2- Siga seus clientes no twitter – Seu cliente diz que não tem dinheiro! Talvez seja um blefe. Lá no twitter você poderá descobrir que ele tem muito dinheiro para investir nesse ano, suas recentes conquistas e seus lançamentos.
3- Fanpage – Acesse a página dele no facebook e veja o que os fãs dessa empresa falam e valorizam. A pergunta a ser feita é “Qual é o impacto que seu produto provoca na lucratividade e experiência de consumo promovida a esses fãs?”.
4- Google Alerts – Você digita um termo e monitora por esse serviço do Google toda referência feita a essa palavra na rede. Você receberá um relatório por email apontando quem fez e quando foi feito o comentário sobre seu tópico. Então, digite o nome de seus principais clientes no Google Alerts ainda hoje e os acompanhe de perto.
5- Linkedin – Você não consegue vender porque não tem acesso à Diretoria? Certo. Você não tem uma coisa chamada networking. Se você tivesse uma conta no linkedin e começasse a se conectar com pessoas importantes, certamente encontraria um amigo do amigo desse chefe de tribo para quem você tanto deseja vender.
6- Newsletter – Assine diversas newsletter, ou informativo de notícias, do seu segmento para conhecer melhor seus produtos e serviços, concorrentes, tendências do setor. Além disso, você como consultor precisa ter informações e dados para ser consultado pelos clientes.
7- Smartphone – Não tenha um celular pré-pago que nunca tem créditos quando você precisa. Nunca vi vendedor com falta de débitos, mas já vi muitas vezes um vendedor cruzar uma cidade para ligar da empresa e perder vendas por falta de créditos. Hoje você nem precisa mais comprar esses aparelhos porque com a contratação de um plano de dados já leva um com internet.
8- Fóruns de Discussão – Existem vários fóruns de discussão no facebook, linkedin, sites e blogs especializados. Seja um elemento participante e atuante, trocando informações com colegas tão ou mais experientes que você.
9- Youtube – Para alguns consultores mais audaciosos que queiram gravar alguns vídeos e postar no youtube, fica a dica, mas só faça se você tiver segurança, conteúdo e um mínimo de qualidade na produção. De qualquer modo, fica a dica para você postar alguns vídeos e reportagens sobre seu segmento, a fim de usá-los mais tarde em suas vendas.
10- Conteúdo – Mais importante do que fazer tudo isso que já falei até agora, estar presente nas redes sociais e participar ativamente é buscar acumular conhecimentos e agregar conteúdo de valor em sua rede. Não seja uma embalagem linda de perfume vazia!
Talvez você não tenha tempo para Internet ou para ficar alimentando tantas redes sociais. Sei que muito dessas redes parecem modismo. Sei que existem muitos vendedores que vendem muito e não têm nada disso. Porém, afirmo categoricamente que seus clientes, contratantes e concorrentes estão cada vez mais presentes e atuantes nas Redes Sociais. “Se cochilar o cachimbo cai!”. Não cochile nas redes sociais! Não durma nessa rede. Seu sucesso como vendedor dependerá disso!
Marcos Antonio de Sousa, graduado em Engenharia Eletrônica e MBA em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em vários cursos nacionais e internacionais de vendas para o mercado de segurança eletrônica. Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística). Atua como consultor de Marketing, Vendas e Estratégia Empresarial para as empresas do ramo de segurança. Consultor da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). Colunista da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG). Palestrante nos principais congressos, simpósios e eventos de segurança eletrônica e privada do país. Articulista nas revistas Proteger, Segurança & Cia, Venda Mais, Infra, SESVESP e Higi Press (ABRALIMP), Jornal da Segurança e Jornal SegNews. Autor dos livros: Vendendo Segurança com SEGURANÇA e CONFIDENCIAL – Coletânea de Artigos Sobre Segurança.
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