Segundo este artigo no Estadão, baseado em relatório do Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil é o terceiro país em número de empreendedores do mundo. Enfim, temos mais um motivo para nos orgulhar de estarmos fazendo o nosso trabalho e assumindo que queremos mesmo e cada vez mais ser dono do nosso próprio nariz, poder fazer o nosso próprio horário, não ter teto de renda e ainda ter liberdade de fazer o que bem entender na hora que bem quisermos. Porém, nem tudo é um mar de rosas, e estatisticamente duas a cada três empresas fecham depois de três anos no mercado. Por que isso acontece?
Bem, isso acontece porque a maioria dos empreendedores olham somente o lado verdinho da grama das empresas que deram e estão dando certo, esquecendo-se que que apesar dos ganhos serem altos, as “perdas” ou os desafios são muitas das vezes ainda maiores. E por quê então um terço das empresas vão para frente, prosperam e têm sucesso? Pela minha experiência profissional e pessoal, isso acontece porque os empreendedores à frente destas empresas de sucesso, cultivam determinadas características-chave que os permitem persistir sempre em um caminho de sucesso.
A seguir, enumero dez recomendações baseadas nas características principais dos empreendedores de sucesso que se observadas e implantadas por você na sua personalidade poderão tornar a sua empresa uma destas que ocupam os primeiros terços das estatísticas citadas anteriormente. Anote:
1. Acredite que seus sonhos podem ser realizados, apesar dos grandes desafios.
2. Mantenha o foco, projetando o que quer e não se distraindo no meio do caminho com outras possíveis oportunidades.
3. Não deixe que a sua vida pessoal e emocional atrapalhe a sua vida profissional.
4. Procure ajuda ou conhecimento com pessoas que já conquistaram o que você quer conquistar.
5. Defina o seu mercado e fale a “língua” deste mercado, entendendo suas dores, desejos e necessidades.
6. Busque estar ao redor daqueles que lhe dão apoio e fique longe daqueles que por suas próprias limitações, acabam te atrapalhando e te jogando para baixo.
7. Busque sempre se aperfeiçoar na sua área.
8. Mantenha-se aprendendo sobre outras áreas que sente serem necessárias para que o seu negócio vá adiante, seja algo técnico, de finanças, ou marketing;
9. Trabalhe! Não fique arranjando desculpa para não fazer o que é necessário na hora que algo deve ser feito.
10. Aprenda com seus erros e fracassos. A cada queda, se levante e vá adiante sem culpar os outros pelas suas próprias falhas.
Muitos “gostariam” de ter sucesso, mas poucos estão realmente “comprometidos” em alcançá-lo. Comprometimento é fazer tudo o que for necessário para que seus objetivos sejam alcançados, sem qualquer desculpa! Só assim, as estatísticas sobre o Brasil não só melhorarão ainda mais como você será um dos líderes do novo país que nós, empreendedores de qualquer porte, estamos construindo agora.
Qual o seu grau de comprometimento com a sua vida, com a empresa, com a sua cidade e com o seu país?