Ter um blog é fácil, basta fazer um cadastro rápido no WordPress que você já sai blogando em questão de minutos.
Atrair as primeiras pessoas também não é difícil. Se o conteúdo publicado no seu blog for relevante para o seu público alvo, cedo ou tarde as pessoas vão descobrir você.
Para você ter uma idéia, 50% dos visitantes diários do site/blog da BIZ são pessoas que estão visitando o site/blog pela primeira vez.
Milhares de pessoas descobrem a BIZ todos os meses por conta dos milhares de posts já publicados e indexados pelo Google. Já são mais de 10 mil posts indexados pelo Google.
Agora, nem sempre esses paraquedistas são o público certo e ideal para você.
Você vai perceber que precisa fazer muito mais do que apenas escrever posts bacanas para aumentar o tráfego do seu blog.
Então, confira algumas idéias práticas que funcionam para mim, para os clientes da BIZ, e para muitas outras empresas por ai quando o tema é aumentar o tráfego do seu blog.
1. Defina quem é o seu público-alvo. É muito fácil se perder no seu blog escrevendo bobagens ou coisas legais que não tem nada a ver com o dia-a-dia do seu público-alvo.
A proposta do blog é se tornar um diário de coisas que estão da agenda dos decisores e influenciadores que precisam conhecer você.
Por isso, reflita sobre o dia-a-dia dos compradores.
O que tira o sono deles? O que os impede de fazer o trabalho que eles têm que fazer? Escreva sobre o que é relevante para eles e não para você.
Pode ter certeza que se você escrever de uma maneira que leve o cara a falar para si mesmo “Caramba, ele sabe exatamente como é o meu dia-a-dia”, você vai atrair mais e mais clientes potenciais para você.
2. Participe de grupos de discussão onde o seu público-alvo se encontra. A idéia aqui é você participar ativamente de algum grupo de discussão da Linkedin, ou Yahoo ou Google Grupos, ou mesmo grupos formados em outros portais para interagir com o seu público-alvo.
A Rede Social da Exame Pequenas Empresas, por exemplo, é um excelente grupo de discussão para todos que procuram pequenas empresas para fazer negócios.
Os grupos de discussão da Linkedin também são incríveis para você se engajar com executivos de grandes e médias empresas.
Participe desses grupos de discussão ativamente. Exponha a sua opinião, compartilhe o conteúdo compartilhado por outros integrantes do grupo.
E quando surgir a oportunidade, publique dentro do grupo um link para um post do seu blog onde você responde certas dúvidas das pessoas.
3. Escreva sobre o que as pessoas estão buscando. Antes de começar a escrever para o seu blog, faça uma pesquisa sobre as palavras chaves que as pessoas usam para buscar coisas no Google. Todos os dias milhões de pessoas buscam idéias e informação no Google relacionada ao que você faz.
Existem algumas ferramentas na internet que você pode usar para descobrir isso. A mais popular é a Google AdWords Keyword Tool.
Entre na ferramenta, faça uma lista das palavras chaves buscadas no Google que tem tudo a ver com você.
Por exemplo, no meu caso: consultoria de marketing, plano de marketing, estratégia de marketing, marketing digital, marketing social, social marketing etc.
Uma vez que você tenha a lista das palavras chaves em mãos, escreva posts no seu blog que tragam essas palavras nos seus títulos e textos.
4. Use as redes sociais como mídia social. Use o Twitter, a Facebook, a Linkedin entre outras redes sociais para espalhar os links do seu blog.
Uma vez presente dentro das redes sociais como o Twitter e a Facebook, siga, acompanhe, retuite e compartilhe o conteúdo da turma que você quer que um dia sejam seus seguidores.
Ouça o que eles estão dizendo nas redes, e use esse conhecimento para criar o seu próprio conteúdo, e depois espalhe pela rede.
Por exemplo, se o seu público-alvo são os gerentes de tecnologia das grandes empresas, siga os perfis desses caras nas redes sociais.
O contrário também é válido, inclua os botões de “compartilhar nas redes sociais” em todos os cabeçalhos de todos os posts do seu blog. Assim você ajuda a turma que visita o blog a compartilhar os seus posts preferidos em suas redes sociais.
5. Crie posts onde você fala de outros blogueiros e web sites. Crie posts que podem levar os seus leitores a visitar o web site ou blogs de outras pessoas. É dando que se recebe. Você não precisa criar todo o seu conteúdo, você pode usar o conteúdo de outras pessoas, usar a frase de alguém que ainda está vivo e em contra partida também ser citado pelo figura.
Os melhores web sites e blogs fazem um acompanhamento diário da origem dos seus visitantes. Ao perceber um trafégo novo vindo do seu blog, o cara vai saber que você existe, e quem sabe escrever sobre você.
6. Ofereça-se para escrever em blogs e portais de conteúdo. O que a internet mais precisa é de criadores de conteúdo. Por incrível que pareça falta conteúdo relevante na internet.
Eu tenho certeza que existem dezenas de portais relacionados ao seu negócio que estão precisando de gente bacana que escrever artigos.
Levante a mão e se ofereça para escrever. Inclua a sua mini-biografia com o link para o seu blog ao final de todos os textos que você escreve e publica em outros blogs e portais. É resultado certo!
DETALHE IMPORTANTE: Você não deve republicar os artigos do seu blog em sites mais populares do que o seu.
Se você fizer isso, o Google vai achar que o seu blog está copiando o texto que você publicou no portal, e vai baixar o seu rankeamento no resultado de busca.
Ou seja, você tem que criar conteúdo original para publicação nos grandes portais. O trabalho é maior, e o retorno também.
7. Comente em outros blogs. Faça uma lista dos blogs e portais interessantes para os seus clientes potenciais, e participe ativamente com a sua opinião.
A grande maioria dos comentários que tem por ai são um lixo. Portanto, você tem uma grande chance de se destacar como comentarista se você se dedicar a criação de comentários relevantes.
Aqueles que gostarem dos seus comentários vão clicar no seu blog para te conhecer melhor, e muito provavelmente, se transformarão em leitores do seu blog.
8. Coloque o blog no centro das suas atividades de marketing. O blog da maioria das empresas vive no ostracismo porque a própria empresa tem vergonha, medo ou sei-lá-o-quê de promover o próprio blog.
Muitas empresas poderiam dobrar o tráfego de visitantes do blog ao simplesmente promover o endereço do blog da empresa nos cartões de visita dos funcionários, nas propostas comerciais, nas mensages de email marketing enviadas pelos vendedores, nos eventos presenciais e muito mais.
O blog não é uma ativide de marketing “nice-to-have”, o blog é simplesmente o futuro do seu web site e da sua presença online.
9. Escreva posts atemporais. Deixe o trabalho de noticiar o que está acontecendo para a rede bobo. O seu blog deve ser usado para você fazer uma análise do que está rolando no mundo dos seus clientes.
Já que você vai ter um “trabalhão” para criar um texto de 10 linhas, escreva sobre um tema que será relevante por pelo menos 12 meses.
10. Não desista, escreva com frequência e consistência. Encare a atividade de escrever no seu blog como se fosse uma mídia. Monte um calendário editorial e escreva consistentemente. Não desista. Pode levar alguns meses para você construir a sua base de leitores.
As segundas-feiras, por exemplo, você poderia publicar um post-entrevista com um profissional relevante para o seu cliente. As terças-feiras você poderia escrever sobre tendências, as quartas-feiras você poderia escrever sobre pesquisas de mercado e assim por diante. Tenha um calendário editorial e prenda-se a ele!
Gostou?
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