O primeiro e fundamental passo é responder a duas perguntas: “vender o que?” e “para quem vender?”. Caso a sua loja seja uma extensão de uma física, provavelmente você buscará uma comodidade a seus clientes atuais. Se for um negócio novo, pesquise antes para saber o que o cliente virtual em tese precisa. Quem vai comprar seu produto? Pessoas da classe A, classe D, ou todas as classes?
Escolha, no segundo passo, o tipo de plataforma. É bom ter um especialista em otimização de sites para que não haja erros. Não compre por impulso o que salta aos olhos. Tenha um técnico ao seu lado para evitar que você gaste mais do que o normal em coisas não tão necessárias em um primeiro momento. Segurança e suporte técnico são essenciais. Um boa hospedagem garante estabilidade ao seu site, pois assim você não corre o risco que o sistema caia enquanto algum cliente esteja comprando um produto. Esse já é o terceiro passo.
O quarto passo é transformar seu site em um serviço funcional. É preciso criar caminhos fáceis e dar ferramentas para que seus clientes comprem com conforto e tranquilidade. Se ele perceber dificuldades, deixará o seu site.
O quinto passo é o pagamento. Use um sistema de pagamento online, não deixando de lado a opção de boleto bancário e cartões de crédito. Consulte uma empresa de confiança para garantir que todo o negócio feito será entregue de forma correta ao seu caixa. A segurança do site não pode ser deixada de lado. Aí entram os sistemas PagSeguro e PayPal. Eles vão te garantir que o sistema trabalhe sem erro, que cartões de créditos falsificados sejam acusados e evitar grandes dores de cabeça. É o sexto passo.
O sétimo passo é a divulgação. Use redes sociais e links patrocinados. Você precisa programar antecipadamente o quanto será gasto com o marketing digital, já que é dessa forma que sua empresa chegará aos seus clientes. O oitavo passo é ainda mais fundamental. É a logística. Pontualidade gera fidelidade. Por isso, confie um contrato com uma transportadora séria e já atuante no mercado, que atenda a todo o país, não apenas a algumas regiões.
O nono passo é não se iludir. Não adianta querer tocar seus site sozinho ou com alguém que saiba “mexer na internet”. É fundamental ter um profissional especializado. O décimo e último passo é o posicionamento. Não adianta achar que seu negócio vai explodir de uma hora para outra. É preciso ter estabilidade e investir o necessário para torná-lo autossustentável.
O que achou das dicas? Gostaria de ter a sua opinião sobre o assunto. Entre em meu site e diga o que acha.
Por Michel Oliveira, diretor da SEO & Links Patrocinados.