Monitorar a imagem de marcas vem se tornando uma tarefa essencial para profissionais liberais e corporações. Há alguns anos era muito mais complicado saber o que as pessoas pensavam sobre sua empresa. Hoje, esses diálogos estão ao seu alcance e podem estar espalhados em vários canais dentro da internet.
Comentários acontecem independente do desejo das empresas. Por isso é importante definir um posicionamento perante eles. Você é do tipo observador ou participante?
Avalie sua posição, pois muitas vezes, um pequeno comentário negativo no Twitter pode virar uma notícia de dimensão nacional.
Hoje vamos dar algumas dicas de como monitorar esses comentários e saber o que andam falando sobre seu negócio:
1. Monitore seu blog
Dependendo do tamanho e popularidade de seu negócio, você terá mais ou menos comentários. Uma dica é começar um blog, se posicionar como um especialista em sua área e monitorar os comentários dos usuários.
Ouvir é a palavra-chave em redes sociais. Quanto mais conhecido, mais gente você atrairá e mais tempo deverá dedicar ao blog. Caso sua agenda seja muito apertada, contrate alguém para se dedicar a essa tarefa.
Ferramentas como feed reader ou uma conta no Delicious podem lhe ajudar a organizar os blogs que fazem comentários sobre sua marca. Caso utilize o Google, os envie para o Reader e faça o monitoramento diário.
2. Posts em blogs
Você conhece o Technorati? Ele é o maior buscador de blogs do mundo. Por isso, cadastre seu blog nele o quanto antes.
O sistema é capaz de encontrar ações em blogs e links que se estabelecem para o seu. Procure sua marca no mecanismo e se inscreva nos alertas de RSS para encontrar posts com comentários sobre você.
3. Comentários em blogs
Outra ferramenta de rastreamento era o Backtype (Comprado pelo Twitter). Através dele era possível saber sobre o que dizem sobre você em comentários de blogs. Ao visualizar os comentários, fica mais fácil seguir e trocar informações. Atualmente o Disqus e o IntenseDebate são as responsáveis por este trabalho.
4. Twitter
Mensagens no Twitter podem ter uma velocidade impressonante e se espalhar rapidamente. Utilize a busca do Twitter para encontrar posts com o nome de sua empresa e para interagir com eles.
As ferramentas que podem lhe ajudar nessa tarefa, lhe enviando alertas por email, são Twilert e TweetBeep.
5. Usando o Google
O Google Alertas utiliza atualizações via email sobre os resultados obtidos baseados no tópico que você escolheu. Você pode se cadastrar para alertas via email ou RSS. Esses alertas encontram posts em blogs, artigos, vídeos e grupos de discussão.
8. Filtrbox
Dentre todas as ferramentas, essa pode ser uma das mais complexas e inteligentes. Filtrbox apresenta os resultados mais relevantes ao invés de trazer centenas deles. O conteúdo oferecido se baseia em relevância contextual, popularidade e feedback.
9. FriendFeed
FriendFeed é uma ferramenta agregadora. Você pode abilitar todas as suas contas em redes sociais como no You Tube, Delicious, Twitter, blog e Flickr e colocá-las todas juntas em um único feed. Com isso, você pode obter buscas sobre sua marca em todas as redes sociais em um só mecanismo.
10. Sua rede de contatos
Sua rede de contatos é preciosa! Com muitas pessoas acompanhando sua empresa fica mais fácil obter informações. Uma boa rede é muito útil na troca de links e referências do que acontece com sua marca. E mesmo quando você não utiliza suas ferramentas de monitoramento, as notícias chegam até você!
11. Tendências
Quer saber quando um hype começou na internet? Jogue algumas palavras no Google Trends e ele desenhará um gráfico baseado na quantidade de buscas daquela palavra.
Bem, após estar conectado a todas essas ferramentas você só precisa estabelecer uma frequência de monitoramento. Lembre-se de que a internet é um meio onde as notícias se espalham muito rapidamente, portanto é importante estar atento.
Dedique algumas horas da sua semana nessa tarefa e ajude colabore na criação da imagem de sua marca!
Fonte: Artigonal, Escrito por Candice Vitale
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