X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

11 dicas para fazer suas chamadas (call-to-action) serem notadas e clicadas


Aqui no blog já falamos diversas vezes das páginas de conversão, páginas com objetivos específicos em termos de uma ação que você quer que o usuário realize (Ex. comprar, preencher um formulário, assinar uma newsletter, etc.).

No entanto, ainda não falamos de um item importante: as “Chamadas” (do inglês “Call-to-action”). As Chamadas são o lugar que você quer que o usuário clique, seja para levá-lo para uma página de conversão, ou mesmo para que a conversão em si seja realizada. Resumindo, é o próximo passo que você quer que o usuário tome. As chamadas costumam ser botões, mas podem também ser links em texto simples ou imagens, entre outros.

Um exemplo simples pode ser visto no Peixe Urbano e no Imperdível, dois sites de compra coletiva:
call to action peixe urbanoCall to action Imperdivel

Neste exemplo, se o usuário clicar em “compre” ou “comprar”, quer dizer que o objetivo da página foi atingido.

Se toda página de conversão tem um propósito, um objetivo, então toda página de conversão deve ter também ao menos uma chamada capaz de ganhar a atenção do usuário e fazê-lo clicar.

Aqui no blog Resultados Digitais, por exemplo, há atualmente uma chamada com o título “Baixar eBook”, na direita. E já na página de conversão, a chamada passa a ser no preenchimento do formulário:

Baixar eBook Receber eBook

Como fazer suas chamadas serem notadas

As chamadas em geral ficam misturadas no meio de todo o bolo de conteúdo da página, o que faz com que  muitas vezes elas nem sejam percebidas pelos usuários. Para fazer sua chamada se destacar, separamos 5 dicas interessantes para serem usadas:

Use cores contrastantes

Cores contrastantesTodos os elementos do site, incluindo textos, imagens e logotipo, estão concorrendo diretamente com a chamada pela atenção do usuário. Se você quer que o usuário olhe para uma chamada específica, ela deve sobressair-se aos olhos dele(a). Usar uma cor que constrate com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garantir atenção.

No círculo, uma cor contrasta com a que fica na posição oposta. (Se voltarmos a olhar os botões do Peixe Urbano e do Imperdível percebemos que eles fazem bom uso do contraste).

Escolha uma boa posição

Jornal - newsColoque a chamada em uma posição que favoreça a visualização. É importante deixar uma chamada visível sem que o usuário tenha que rolar a barra. Na Internet chamamos isso de deixar “above the fold”. O termo, que significa “acima da dobra”, tem suas origens no jornal, em que as manchetes mais importantes deveriam aparecer antes do ponto em que o jornal é dobrado.

Insira imagens

As imagens naturalmente chamam mais a atenção que as palavras em um primeiro olhar. Se a sua chamada contiver uma imagem, é bem provável que seja percebida. Como exemplo, normalmente as chamadas que usamos para os eBooks do Resultados Digitais contém uma imagem com a capa do eBook.

Indique com setas

Setas tem um poder quase único de implicitamente dizer “ignore todo resto e olhe aqui, isso é o que importa”.

Mexa com o tamanho

Obviamente, o tamanho da chamada também faz muita diferença. Use o tamanho de cada chamada de acordo com a sua importância.

Como fazer suas chamadas serem clicadas

Muitas vezes pequenos detalhes da chamada podem fazer toda a diferença. Não adianta só ser notada, é preciso torná-la interessante para ser clicada. Por isso vão aqui mais 6 dicas:

Seja específico

Indique para o usuário exatamente o que você quer que ele faça e como. Use, por exemplo, “receba aqui seu eBook” ou “faça seu cadastro” ao invés de um simples “clique aqui” ou “contato”.

Crie urgência

Frases como “compre agora” ou “receba hoje” mostram o quão fácil e imediata é a ação e costumam funcionar muito bem.

Use números

É interessante deixar o mais claro possível para o usuário o que ele está fazendo e uma forma de evidenciar melhor os benefícios da ação é indicar através de números. “Ganhe agora 30% de desconto” ou “Compre hoje por apenas R$15,00” são bons exemplos.

Garanta que suas chamadas seguem as convenções da web

Mantenha os links sublinhados e/ou em uma cor diferente do resto do texto. Se estiver usando um botão, é interessante usar um efeito 3D que dê a aparência de clicável. Certifique-se que tudo que funciona como link (textos, imagens ou botões) mudem o formato padrão do cursor do mouse (uma setinha) para o modo clicável (uma mão apontando).

Mexa com a emoção usando as cores

Além do já mencionado contraste, é importante usar as cores pela emoção que carregam. O laranja por exemplo, costuma ser associado a sentimentos positivos. Já o verde, carrega a mensagem de permissão ou de ir em frente e assim por diante. A teoria das cores aborda o assunto.

Ofereça algo que realmente valha a pena ser clicado

Essa é a mais óbvia, mas frequntemente esquecida. Não espere que o usuário realize a ação só porque é isso que você quer. Ele só vai clicar se for do interesse dele. Por isso é importante que a oferta da chamada seja de fato interessante.

Obs.: Por coincidência, no dia em que escrevi esse me deparei logo em seguida com o episódio 18 do Direto das Trincheiras, do Ricardo Jordão, que fala exatamente sobre esse assunto. Vale conferir.

Textos Relacionados

  1. 8 dicas de como montar um bom formulário para geração de Leads
  2. Dicas para construir conteúdo de qualidade para o Google
  3. 6 dicas para tornar seu conteúdo mais escaneável
  4. 6 dicas simples para escolher ótimos assuntos em email marketing
  5. 10 dicas simples para manter o seu blog vivo

f ZMruRLulbU

Via RSS de Resultados Digitais

Leia em Resultados Digitais

Comente este artigo

Populares

Topo