Entenda o que pode estar acontecendo com as suas promoções nas mídias sociais e porque elas não estão funcionando
Campanhas de promoção podem ser uma ótima maneira de apimentar a sua página do Facebook, construir mailing ou se envolver com clientes.
E para promover isso, você poderia oferecer um produto de brinde, um cupom de descontos ou sortear alguns brindes.
Você pode fazer a sua campanha promocional em todos os seus canais e, em alguns casos a página de destino pode até receber muito tráfego e, ainda assim não há garantias que a sua promoção foi bem sucedida.
Em outras palavras, as pessoas vêm a página da sua promoção, mas não se inscrevem para receber seus e-mails, ou curtem as suas publicações. Ou seja, não há conversão ou, a taxa de conversão é menor do que o esperado.
Um exemplo:
Esse aplicativo em promoção parece ser muito bom e 200 dólares é um ótimo valor, mas eu posso participar?
Ele diz que existem 3 maneiras diferentes de participar, no canto inferior direito da promoção, mas 2 dessas opções vão diretamente para o seu website ou para o Twitter, aonde ninguém está acompanhando.
O prospect deixou a promoção e está no canto olhando para as direções e possibilidades… a promoção perdeu o lead.
Por que a sua promoção não está convertendo visitantes em assinantes? Aqui está uma lista das coisas que você está fazendo de errado.
12 razões pelas quais suas promoções não funcionam:
- O prêmio não é grande o suficiente para despertar o interesse das pessoas.
- O prêmio é atraente para que as pessoas pensem em participar da promoção, mas elas pensam que têm poucas chances de ganhar, já que a promoção será muito popular.
- Você está oferecendo um gadget da Apple. Mas, dar um iPad por exemplo, pode ser arriscado, já que existem milhares de promoções falsas prometendo iPdas, iPhones ou algo desejado e valioso.
- Você usa fotos. O problema com a fotografia é que elas são muito usadas e têm direitos obscuros de propriedade intelectual. Além disso, todos sabem que uma foto custa aproximadamente 1 dólar.
- Você vai anunciar publicamente o vencedor, e talvez as pessoas não queiram compartilhas as histórias de tratamento de celulite ou da sua dieta com os amigos. O preço é muito alto para pagar.
- A promoção dura muito tempo, o que faz com que as pessoas achem que têm muito tempo para entrar e se esqueçam realmente de participar depois de um tempo. A promoção não cria senso de urgência. Em sorteios (quando as pessoas ganham alguma coisa) o prazo de 5 a 9 dias é ideal. Em concursos (quando o voto é parte da promoção), 14 a 20 dias pode ser o suficiente. O senso de urgência precisa ser visível.
- As pessoas não sabem o que fazer para participar. O call to action está faltando ou não está bem claro o que o participante precisa fazer.
- É preciso muito tempo para participar porque o formulário de participação é muito longo e, a maioria das pessoas só vão lhe dar alguns minutos de seu precioso tempo – e apenas se estiverem interessados.
- As pessoas recebem mensagens de erro, de modo que desistem de tentar. O aplicativo tem problemas técnicos.
- A participação é restrita a uma área geográfica, mas está sendo promovida sem qualquer tipo de segmentação.
- Os termos de participação são muito complexos ou você não forneceu as informações suficientes.
- Outras coisas inesperadas que acontecem, como um apagão, ou o usuário se distraiu com alguma outra coisa.
Outro exemplo:
Esta promoção não parece ser confiável, ela só precisa do seu número de telefone. Do lado esquerdo ela diz que você pode ganhar um iPhone, mas em seguida, do lado direito diz ser um iPod.
Além disso, o gadget anunciado parece ser um iPhone da 1ª geração, que tem cerca de 6 anos de idade.
Existem centenas, se não milhares de promoções questionáveis por aí apenas para pegar os seus dados. Alguns deles esbarram claramente no departamento da confiança.
Recapitulando
Para resumir tudo, existem 3 principais áreas de foco no planejamento de uma promoção para evitar baixas taxas de conversão:
- Escolha cuidadosamente o prêmio;
- Defina um cronograma curto e claro;
- Crie um call to action fácil de ser entendido pelos usuários.
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Este artigo foi adaptado do original, “12 Reasons Why Your Promotion Campaign Is Not Working”, do Social Mouths.
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