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15 aviões do passado com mais asas do que um balde de frango frito


Nos primórdios da aviação tripulada, as pessoas em geral não tinham muita noção do que estavam fazendo. Se duas asas faziam uma engenhoca voar, mais asas fariam-na voar ainda mais alto, certo? Nossos amigos da Oobject compilaram uma lista com 15 dos designs de asas mais excessivos, redundantes e grandiosos da história.

1896: Máquina de planar de múltiplas asas Chanute-Avery, Katydid

Máquina de planar de múltiplas asas Chanute-Avery, Katydid

 

1904: Multiplanador Horatio Phillips

Avião 2.

1907: Máquina voadora Horatio Phillips

Avião 3.

1908: Multiplanador Roshon

Multiplanador Roshon.

1908: Multiplanador Marquis d’Equevilly

Multiplanador Marquis d'Equevilly

1909: Tiltrotor Dufaux

Um século antes do Osprey se tornar realidade, aeronautas franceses já brincavam com a ideia de um design de motor basculante.

Tiltrotor Dufaux.

1910: Multiplanador Smith

Multiplanador Smith.

1910: Multiplanador Jacobs

Multiplanador Jacobs.

1910: Multiplanador Zerbe

No Encontro Aéreo Dominguez, na California, em 1910, “o Professor J. A. Zerbe trouxe esse curioso multiplanador e tentou fazê-lo decolar. Quando ele avançada pelo campo sob aplausos da multidão, uma roda da frente passou p0r um buraco e foi destruída, jogando a máquina para um lado e danificando uma asa…” e no fim teve que ser removido do campo por um balão de ar quente. [Arkansas Encyclopedia]

Multiplanador Zerbe.

1911: Multiplanador Gibson

Multiplanador Gibson.

1914: Multiplanador Howard Huntington

Essa monstruosidade cheia de asas foi construída no Queens, Nova Iorque, entre 1912 e 1913. Seu design foi posteriormente adaptado para um com apenas uma asa, conhecido como Molusco Huntington.

Multiplanador Howard Huntington.

1919: Zerbe Air Sedan

Zerbe Air Sedan.

1920: Multiplanador Johns

Multiplanador Johns.

1921: Hidroavião Caproni Ca.60

Este protótipo de nove asas e capacidade para 100 passageiros deveria inaugurar uma nova era nos voos transatlânticos. Durante o seu voo inaugural, o avião subiu cerca de 18 metros por cima do Lago Maggiore, na Itálica, antes de cair na água e quebrar.

Hidroavião Caproni Ca.60.

1923: Cicloavião Gerhardt com tração humana

O primeiro avião movido a tração humana. E, felizmente, o último.

Cicloavião Gerhardt com tração humana.

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