O mês está chegando ao fim.
Agosto já era.
Quantas pessoas assistiram ou assistirão à palestras da sua empresa esse mês?
Quantos eventos você realizou esse mês?
Quantas apresentações de vendas para clientes potenciais você ofereceu esse mês?
Eu acredito que você concorda comigo que os seus potenciais clientes precisam assistir a apresentações de vendas da sua empresa para decidir por fazer negócios com você, certo?
Nos EUA a utilização de “eventos” como ferramenta de marketing cresce 3x mais rápido do que a propaganda. Não é a toa que esse crescimento está acontecendo. Durante um evento você vê os clientes, interage com as pessoas, vive uma experiência, sente, cheira, ouve, toca pessoas e produtos; na propaganda você apenas vê algo que mal e porcamente consegue te convencer a levantar da cadeira e comprar.
Então…, por que você não se compromete consigo mesmo a manter uma agenda de eventos na internet onde a sua empresa prega prega prega, e, prega, prega prega o evangelho da empresa para os futuros clientes fiéis????
Como alguém pode imaginar que conseguirá dobrar o número de clientes ativos sem fazer qualquer tipo de apresentação de vendas em massa?
É praticamente impossível encontrar na internet uma empresa brasileira pequena ou média com uma agenda generosa de eventos publicada no seu web site.
Eu encontro fotos, textos, gráficos, descritos técnicos, maçantes, tediantes sobre produtos mas nada de eventos.
Eu quero assistir a uma palestra sobre os produtos da sua empresa. Cadê o evento onde você vai mostrar os seus produtos?
Eu quero tirar uma dúvida sobre a compatibilidade entre o seu software e o meu hardware. Cadê o evento onde você vai falar sobre isso?
Eu vou ter que esperar seis meses até a próxima feira de exposições da sua indústria para ver o produto funcionando no seu stand?
As desculpas esfarradas para a falta de agenda de eventos são várias: não temos profissional qualificado para palestrar sobre os produtos da empresa, não temos tempo para isso, não temos verba para isso, não sabemos nem por onde começar.
Para o problema de falta de profissional qualificado, manda embora alguém desqualificado e vamos caçar alguém qualificado.
Se for o caso, faça parceria com algum consultor do seu mercado que possa falar por você. Eu tenho certeza que vamos encontrar algum consultor que gostaria de trocar a sua palestra pela possibilidade de ser conhecido na base de clientes da sua empresa.
Para o problema de falta de tempo, bate na liderança da empresa que não acredita em “apresentações de vendas” como ferramenta de marketing. O problema NUNCA é falta de tempo, mas falta de prioridade.
Para o programa de falta de verba, tira a mão do bolso. Você tem dinheiro sim. O problema é que você usa o seu dinheiro para pagar salário de funcionário incompetente, bancar atividades desnecessárias e obsoletas, e continua teimando em manter uma “infra” que não dá resultado.
Para o problema do “não saber por onde começar”, deixa eu te ajudar: começa palestrando pela internet.
Comece oferecendo uma agenda agressiva de eventos virtuais onde periodicamente você fala sobre os seus produtos e serviços, sobre questões que o cliente precisa considerar na hora da compra, sobre pesquisas de mercado, sobre tendências de negócios, estudos de caso, como fazer e muito mais.
Faça eventos onde você compara os seus produtos com os produtos do seu concorrente. Faça eventos onde você fala sobre “Novidade VERSUS Legado”, faça eventos onde você fala sobre “Retorno sobre Investimento”, faça eventos onde você fala sobre “O quê o cliente deve fazer para estar preparado para receber a sua novidade”.
Faça eventos onde você mostra o seu produto ou serviço resolvendo problemas específícos do seu mercado. Não seja apressado, relaxa. Faça um evento para cada benefício que o seu produto resolve. Você tem o ano inteiro para fazer esses eventos. Faça um evento por mês. No mínimo.
Alguns exemplos, “Como reduzir os custos de manutenção da sua empresa com o produto X”, “Como a eficiência dos seus funcionários será revolucionada com o produto Y”, “A computação nas nuvens e o produto X”, e por ai vai.
Aqui vão algumas ferramentas de web eventos que você poderia utilizar para gerenciar e realizar os seus web eventos.
1. Join.Me. Join.me é GRÁTIS. Com a Join.me você consegue compartilhar a tela do seu computador com até 250 pesssoas. Você consegue enviar arquivos enquanto palestra pela internet, compartilha comandos, faz chat com a audiência, visualiza os eventos no iPhone e iPad. Join.Me é o aplicativo GRÁTIS que mais se aproxima dos recursos que você pode ter ao assinar o Gotowebinar ou Webex. Eu recomendo a Join.me para quem não tem recursos para investir nesse tipo de iniciativa.
2. Aulavox. Aulavox é a primeira ferramenta para web eventos que eu utilizei na vida. Brasileira de São Caetano do Sul em São Paulo, a Aulvox é um sistema fácil de usar, simples, e que permite a você fazer e promover os seus eventos no grande shopping de eventos que eles mantém no site deles. Eu recomendo a Aulavox para quem precisa de um sistema totalmente em português. A Aulavox é a única opção entre as minhas recomendações que suporte 100% para o português.
3. Zipcast. Meses atrás a turma do Slideshare lançou o Zipcast. O Zipcast é a ferramenta de web eventos da Slideshare que você pode utilizar para transtimir as suas apresentações via internet com apoio de recursos de webcam, chat, download de arquivos e muito mais. Muito legal, ultra simples de usar, grátis. Eu recomendo para quem não tem tempo de aprender bulufas de tecnologia.
4. GoToWebinar. Essa é a ferramenta que eu uso para fazer os meus web eventos. Eu uso e recomendo. Através da Gotowebinar você pode palestrar com segurança para audiências superiores a 1 mil pessoas conectas, tem recursos de chat, múltiplos palestrantes, gravação do evento, versão iPhone e iPad. Eu recomendo para quem quer ganhar dinheiro com web eventos.
5. Webex. A Webex foi a empresa que começou toda essa revolução de palestras pela web.A ferramenta da Webex é tão completa quanto a ferramenta da GoToWebinar com a diferença que a interface da Webex é ainda mais intuitiva. Porém, o preço da Webex é meio proibitivo para a maioria dos mortais. Eu recomendo para quem procura uma ferramenta que tem que ter uma cara ultra profissional para ser aprovada pelo diretor.
Escolhendo uma das cinco opções acima você estará muito bem servido.
Faça web eventos!
Comece a pregação!
Abre a igreja!
Reze a missa!
Precisamos de clientes fiéis!
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