O artigo de hoje foi escrito pelo autor convidado Diego Ivo, o CEO da agência Conversion
O Google é o site mais importante do mundo e os consumidores consultam nele desde as maiores até as menores marcas. Usuários querem saber desde coisas como a página ou o endereço da empresa, até críticas de outros consumidores e assim decidir pela compra de um produto ou serviço. Além disso, existem ainda os consumidores que desejam descobrir novos produtos e, se a sua empresa estiver bem posicionada, pode atrair novos clientes.
Veja alguns dos recursos que você pode utilizar para deixar sua marca ainda mais visível para aqueles que procuram pelos seus serviços:
1. Monitorando menções a marcas
O Google disponibiliza um serviço chamado “Alertas”, que dispara um e-mail sempre que o buscador classificar uma nova página em seus resultados para determinado termo de busca. O Google Alertas é especialmente útil para descobrir novas páginas que comentam uma determinada marca ou, ainda, que falem de um determinado assunto de interesse. É uma ferramenta muito interessante para que os consumidores encontrem você e suas novidades com muito mais facilidade.
2. Acompanhando tendências de mercado
Um outro serviço muito útil para analisar tendências de busca é oGoogle Trends, que mostra o histórico de busca para determinadas palavras e é ainda capaz de prever buscas futuras. Já pensou em poder analisar qual foi o interesse das pessoas por determinado assunto ao passar do tempo? Na imagem abaixo, podemos ver o interesse ao longo do tempo pela rede social Facebook, por exemplo. Esse recurso pode trazer informações relevantes sobre a busca por um termo relacionado a um produto comercializado, como “carros”, “arroz”, etc.
3. Acompanhando posições de palavras-chave
Cerca de 25% das visitas de sites chegam através da busca natural dos mecanismos de busca. Por que não aproveitar esse recurso para trazer mais visitas e visibilidade para sua marca? Há palavras que possuem muito mais buscas do que outras, por isso o fato de uma página estar ou não estar bem posicionada para uma determinada palavra-chave pode interferir fortemente na audiência de um site. O Rank Monitor é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar a posição semanal de até 20 palavras-chave nos resultados do Google.
Ao saber o que o público mais busca no Google, o maior buscador da atualidade, você tem acesso ao que as pessoas mais desejam saber ou adquirir. Com estas informações você pode focar esforços em melhorar a visibilidade do seu produto e serviços, alcançando os resultados desejados e fidelizando muito mais clientes!
Abraços,
Diego Ivo
Nota do editor: Vale a pena enfatizar que essa questão da marca é um ponto que nos aprofundamos muito no livro “6 passos para vender mais pela internet”. Se você quer um be-a-bá bem prático para montar sua estratégia digital, acesse gratuitamente por aqui.
P.S.: Créditos da imagem Quka / Shutterstock.com
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