Artigo por Thoran Rodrigues*
Com o mar de informações online à disposição, é possível gerar pesquisas e relatórios relevantes ao planejamento de marketing e vendas sobre o perfil e comportamento do público alvo de uma empresa. Confira três dicas para atingir seu público utilizando tecnologia Big Data:
1. Foco nas interações
A partir da análise do teor e da quantidade de curtidas, compartilhamentos ou comentários – seja em blogs, sites de notícias ou redes sociais –, é possível verificar algumas das principais tendências opinativas do momento. Isso pode ser feito por meio de observação ou com processos automatizados, como busca e checagem de palavras-chave na Internet.
2. Sites mais visitados
O número de visitas a sites da web por si só não define ações direcionadas, mas quando alguma anomalia acontece, aumentando repentinamente os acessos, entender o que gerou esse fluxo extra é importante. Entendendo a motivação por trás deste crescimento, é possível traçar planos de curto prazo para abraçar uma oportunidade repentina.
3. Assuntos populares
Produtos inovadores, notícias ou tendências culturais: estar atento ao que está chamando a atenção do público ajuda a identificar oportunidades para oferecer serviços, soluções e conteúdos relevantes à audiência online, de leitores, telespectadores ou mesmo colaboradores da uma empresa.
*Artigo por Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp.
Imagem: Big data concept man selecting and pressing Big Data symbol via Shutterstock
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