Quem vai a muitos eventos sabe que eles são boas oportunidades para conhecer outras pessoas e ampliar a rede de relacionamentos. Mas como melhorar o networking de forma objetiva, estratégica e planejada? O empreendedor americano Aaron Aders contou seus segredos para a revista Inc.
1. As minirrefeições
Muitos encontros duram o dia todo ou vários dias seguidos. Se esse for o caso, um bom momento para o networking será durante as refeições. Aders definiu uma estratégia para tirar o máximo proveito desses horários. Primeiro ele chega cedo, logo que o horário da refeição é aberto. Em vez de fazer um grande prato, ele divide as refeições em quatro a seis partes, aproveitando os momentos em que precisa se servir novamente para trocar de mesa. Assim, consegue conversar com mais gente.
Claro que nem sempre deve ser fácil fazer isso. Já fui a eventos em que não era possível trocar de mesa durante a refeição. Se isso acontecer com você, tente escolher bem a mesa antes de se sentar. É sempre mais cômodo se juntar a um grupo de conhecidos e fazer uma refeição tranquila, mas se você quiser aumentar sua lista de relacionamentos, deixe a zona de conforto e procure uma mesa com desconhecidos.
Caso o evento seja curto, deixe a timidez de lado e aproveite o momento do coffe break ou do coquetel para circular e conversar.
2. Prepare-se para conversar
Se você quer conhecer pessoas, esteja preparado para conversar. E isso está longe daquela conversa de elevador sobre o tempo ou o futebol do fim de semana. Claro que ela pode até começar assim, mas deve evoluir para algo produtivo e interessante. Aders procura se informar sobre os convidados para o evento antes e se prepara para o diálogo específico com alguns deles. Como em boa parte das vezes isso será impossível, vale a pena ter na ponta da língua as informações relacionadas à sua área de negócios. Para ser lembrado, é importante que você tenha conteúdo relevante a oferecer a outras pessoas e, para isso, é essencial estar bem informado. Se você tiver algum material próprio preparado sobre o tema do seu negócio (e não só sobre o negócio em si), melhor ainda. E, o que nem é preciso recomendar, tenha seus cartões de visita sempre à mão (e atualizados!).
3. Tenha objetivos concretos
Aders diz que é fundamental ter uma lista de pessoas – ou pelo menos de empresas – em mente. E use seu celular para organizar uma planilha com as informações de quem você quer encontrar. Aders usa uma imagem da planilha com os nomes de cinco pessoas/empresas como papel de parede do celular. Assim pode olhar discretamente quais são seus “alvos de relacionamento”. Se o evento em questão for um seminário e você quiser encontrar os palestrantes/debatedores durante os momentos de networking, procure fotos deles e faça um “carômetro” no celular.