Entenda os passos indispensáveis para que uma pesquisa de palavras-chave consiga ter impacto positivo no seu marketing de conteúdo
A investigação de palavras-chave é um dos fatores mais importantes de pesquisa que se faz no marketing de conteúdo. E, justamente por esse motivo é também um dos mais difíceis.
A pesquisa não é um luxo. É uma ferramenta necessária e muito influente no marketing de conteúdo. E, por esse motivo ela precisa ser feita de maneira consistente para que os resultados aconteçam conforme o planejamento do marketing de conteúdo.
Mas realmente a pesquisa das palavras-chave é muito confusa. Muitas ferramentas disponíveis são muito difíceis de serem utilizados e acabamos por não saber ao certo o que estamos procurando e, na maioria das vezes não sabemos nem como fazer uma pesquisa de palavra-chave relevante e útil para o conteúdo.
Ao observarmos o processo de pesquisa de palavras-chave de perto podemos perceber que há uma maneira melhor de se encontrar as palavras que precisamos para o marketing de conteúdo.
Tudo isso sem lágrimas, sem sofrimento e, principalmente, sem desperdiçarmos tempo.
As pessoas sempre parecem se perder nos dados da pesquisa de uma palavra-chave e, no meio disso, muita informação indispensável é desperdiçada enquanto as pessoas estão se perguntando aonde focar a pesquisa de palavra-chave.
Às vezes é preciso fazer um esforço tremendo para buscar alguma palavra-chave que precisa e deveria ser utilizada no conteúdo e, no meio dessa dificuldade, a pesquisa vai sempre sendo deixada de lado.
Por isso, é preciso encontrar a solução para uma pesquisa de palavras-chave e compreender:
- Como manter o foco na pesquisa de palavras-chave.
- Como evitar se perder em dados sem importância.
- Como criar atalhos para economizar tempo e retrabalho.
Seja focado no seu objetivo
O seu objetivo ao realizar pesquisas de palavras-chave é identificar os temas que mais interessam para a sua audiência e então descobrir a linguagem que eles utilizam ao procurar informações pela internet.
Para que isso aconteça é necessário um sistema simples e eficaz para a pesquisa de palavras-chave. Siga esses 3 passos para limpar a névoa da pesquisa e toda a confusão que envolve o processo de encontrar a palavra-chave ideal para o seu conteúdo.
#1. Escolha as possíveis palavras para começar a sua investigação
Quais as palavras-chaves que você já alcançou e classificou no passado recente?
E, quais são as palavras que você pretende trabalhar nos próximos anos?
Lembre-se que as palavras-chave têm papel fundamental para a otimização dos mecanismos de busca, mas principalmente para a sua estratégia de marketing de conteúdo.
É extremamente importante conhecer a linguagem que o seu público utiliza ao falar sobre seus desafios e procurar informações a respeito do setor.
O que você acha que seus clientes em potencial procuram quando buscam uma informação sobre o mercado? Que palavras e frases eles usam nos seus canais de mídias sociais como Facebook, Twitter e Google+ ao discutir os seus problemas e desafios?
Considere reunir uma lista de 5 ou 6 palavras que você possa usar para começar a sua pesquisa, considerando que essa lista é apenas um palpite sobre a maneira com que o seu público se comporta.
#2. Determine a popularidade e pontuação de suas palavras-chave
Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave como a ferramenta de palavras-chave do Google AdWords ou o Scribe para verificar a popularidade das palavras que você quer trabalhar.
Quantas vezes as palavras foram buscadas pelas pessoas nos buscadores em comparação com os outros termos de pesquisas?
É preciso segmentar as palavras-chave que atraem as maiores buscas mensais (pelo menos em torno de 100 mil em temas globais). Isso significa que o tema está em alta demanda e que as pessoas precisam – e buscam informações sobre o assunto.
Em seguida observe a concorrência para cada tipo de palavra-chave que você pretende trabalhar.
Quantas páginas e websites são destinados especificamente para tratar sobre a sua palavra-chave? Há um grande número de páginas disputando por esta palavra? Desta maneira você terá algum esforço de tempo para conseguir ser bem classificado para esta palavra em específico.
Uma palavra-chave perfeita para ser trabalhada é aquela que tenha muita popularidade nas pesquisas e poucas pessoas tentando ativamente serem classificadas com ela (baixa concorrência).
Leve em conta o uso de ferramentas de palavra-chave de pesquisa, estude os números básicos sobre as palavras que você deseja usar ou acredita que possam ser benéficas.
#3. Descubra palavras relacionadas
Quando se inicia um processo de pesquisas de palavras-chave, a sua ferramenta de pesquisa também vai lhe dar uma lista de palavras relacionadas a serem consideradas.
As ferramentas selecionam essas palavras-chaves baseadas no princípio da busca semântica para ajuda-lo a pensar em novas palavras que podem não ter ocorrido a você em uma sessão inicial de brainstorm.
Veja a lista de palavras-chave sugeridas, aprofunde um pouco mais e repita os testes para saber o grau de competição e popularidade dessa palavra.
Utilize este processo para aprofundar essa pesquisa, mas não se distancie do foco inicial em encontrar palavras-chave de alta popularidade e baixa concorrência.
Considere durante a sua pesquisa pelas palavras-chave ir um pouco mais fundo nas palavras que sugeridas pelos resultados.
Esteja sempre atento à concorrência das palavras, ao número das buscas e com as palavras relacionadas às palavras-chave principais.
Um atalho poderoso que funciona
A boa notícia é que existe uma ferramenta simples, fácil de usar que pode ser utilizada para realizar a sua pesquisa de palavra-chave.
Você pode até mesmo ter acesso a todas essas informações dentro do painel do WordPress. É o Scribe.
O Scribe analisa esses dados de todas as palavras-chave e auxilia nas sugestões para melhorar o seu SEO.
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Este artigo foi adaptado do original, “A 3-Step Process for Painless Keyword Research”, do Copyblogger.
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