Este artigo foi escrito pelo Diego Wagner, CEO do Siga o Rastro.
Frequentemente enfrentamos semanas de muito trabalho, onde prazos e entregas urgentes nos obrigam a trabalhar mais de 11 horas por dia. A primeira dica é que, caso isso tenha se transformado na regra e não exceção na sua rotina de trabalho, reveja esse quadro e pense em formas de mudar isso. Para a maioria das pessoas, esse tipo de rotina não é sustentável e cedo ou tarde irá influenciar sua vida profissional e pessoal.
Mas para aquelas semanas de inevitáveis excessos no trabalho, temos algumas dicas que irão ajuda-lo a manter-se produtivo por longas jornadas no escritório:
1- Tenha pequenos períodos de descanso
Seu cérebro não é muito diferente de um processador de computador. Quando sobrecarregado, o processador aquece e, caso o cooler não consiga resfria-lo, ele irá desligar para evitar maiores danos. Como ser humano, você tem um limite, e caso tente ultrapassar ele verá que a qualidade do seu trabalho sofrerá as consequências.
Por isso, em períodos em que você irá exigir muito de si, tire pequenos momentos durante o dia para relaxar e deixar seu cérebro divagar para onde queira. Limpe a mente de preocupações, pense nas férias que você terá no final do ano ou no final de semana no parque com os filhos. Sua empresa não irá entrar em um colapso caso você descanse 5 minutos, mas você irá caso não descanse.
2- Utilize energéticos naturais
O café é o melhor amigo das longas jornadas de trabalho, porém depois que seu efeito energético passa, ele costuma causar uma sensação de cansaço, como se estivesse cobrando a energia que emprestou algumas horas atrás ao seu corpo. Se o seu trabalho é puramente intelectual, onde o cérebro é a ferramenta fundamental no escritório, esse efeito pode acabar com seu dia útil.
Assim, busque se energizar de formas naturais: suco de açaí com laranja, sucos mistos ricos em vitamina C, bebidas que usam erva-mate (está chegando ao Brasil uma bebida energética baseada no Matte que promete substituir o café e trazer mais energia aos consumidores vorazes de cafeína). Essas bebidas causam um efeito semelhante ao café sem a posterior queda no rendimento.
3- Suspenda tudo que não é prioritário
Em semanas muito atribuladas, esqueça as pequenas tarefas que consomem tempo e que não causam impacto ou ajudam a cumprir as prioridades da semana. Não busque a roupa na lavanderia e não responda e-mails atrasados que estão juntando poeira na sua caixa de entrada (se eles já estão lá tanto tempo podem fica mais uma semana).
Cada manhã, defina a prioridade daquele dia e se concentre apenas nela. Haverá tempo para colocar o restante em ordem depois que todas as prioridades tiverem um “check” ao lado.
Dica extra: madrugadas também podem ser horas úteis
Algumas pessoas conseguem passar a noite em claro trabalhando. Outras não conseguem nem cogitar a ideia. A verdade: madrugadas são momentos de silêncio absoluto, onde sua caixa de e-mail não envia um alerta de novo e-mail a cada 5 minutos, e são ótimas para atividades que requerem atenção absoluta.
Caso você precise urgentemente finalizar uma tarefa complexa, durma 3 horas (por volta das 21h, vá para cama e acorde a meia noite), tome um banho gelado e vá para a escrivaninha. Você irá perceber que a falta de interrupções que o ambiente corporativo traz é uma benção para o rendimento no trabalho.
Caso você precise que seu rendimento no trabalho seja alto até no dia mais caótico, não deixe de ler o post acima.
p.S.: créditos da foto para Shutterstock.
The post 3 formas de render longas horas de trabalho appeared first on Saia do Lugar.