X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

3 perguntas rápidas para avaliar as finanças da sua empresa


Nota do editor: Este post faz parte de uma parceria do Saia do Lugar com o site Exame. O conteúdo exibido aqui não é de nossa autoria. Exame.com

afc size  Foto planilha

Dominar finanças não é uma opção para os empreendedores, é essencial. Conhecer bem os números do seu negócio ajuda a encontrar falhas e caminhos para crescer com mais força. Além disso, dá um controle maior sobre o que está sendo gasto e quais produtos tem uma margem de lucro melhor, por exemplo.

Com a ajuda de Maurício Galhardo, especialista em administração financeira e sócio–diretor da Praxis Education, selecionamos três perguntas que falam muito sobre como os empresários lidam com as finanças do negócio.

1. O salário dos sócios é exagerado?

Ser dono de uma pequena empresa não significa retirar dinheiro do caixa a qualquer hora e por qualquer motivo. Para o especialista, o salário dos sócios pode ser composto por três formas de retirada principais: retirada por atividade, pró-labore e distribuição de lucros.

A retirada por atividade acontece para quem realmente participa da operação do negócio. Já o pró-labore é um valor fixo, pago ao sócio por mês. Assim como um salário, este valor deve estar de acordo com o porte da empresa e com o mercado. Outra possibilidade é a distribuição de lucros, ao final de cada mês ou de um período determinado.

2. Você conhece sua rentabilidade?

A rentabilidade é um indicador do desempenho de um negócio e mede o potencial de retorno do investimento feito na empresa. Se você não sabe esse número, basta dividir o lucro pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual da empresa). O resultado, em percentual, representará a rentabilidade deste negócio no período em análise. Com este dado em mãos, é possível saber se a empresa está dando retorno como o esperado e avaliar se é preciso fazer mudanças.

3. Sua empresa é mesmo lucrativa?

Saber como sua gestão afeta o negócio é essencial. Um dado importante para isso é a lucratividade. Para calculá-la, é preciso conhecer os dados financeiros da empresa, apresentados no Demonstrativo de Resultados do Exercício (D.R.E.). A diferença entre as vendas e os gastos indica se há lucro ou prejuízo e dá ao empresário condições para tomar medidas e atingir suas expectativas financeiras.

Para se aprofundar nas finanças da sua empresa, recomendamos o artigo 5 coisas que fazem a sua empresa perder dinheiro.

Se quiser mais dicas de como gerenciar as finanças da sua empresa, assine nosso RSS ou curta nossa página no Facebook.

————————————————————

Veja também:

  1. Como gerir as finanças da sua empresa sem um software apropriado
  2. Os 3 motivos para você começar imediatamente a controlar suas finanças
  3. Que indicadores você usaria para avaliar o vendedor de sua loja?


afc

afc SaiaDoLugar i WIfhkhAs EQXYQTDptEM DDqBpKExk

afc WIfhkhAs

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot